fbpx

Rio, mar e céu

Compartilhe

*Por Jefferson Viana

Na última sexta-feira, o estado do Rio de Janeiro acompanhou dois grandes acontecimentos, a privatização da CEDAE mesmo com sindicatos e parte da Assembleia Legislativa atuando contra o processo e a cassação do mandato e dos direitos políticos de Wilson Witzel, Governador eleito em 2018 aproveitando-se da chamada “Onda Bolsonaro”.

Witzel elegeu-se com o discurso de limpeza e moralização da gestão pública no estado do Rio de Janeiro, discurso intensificado após a deflagração de denúncias e prisões de políticos e aliados das gestões Anthony Garotinho, Rosinha Matheus, Sérgio Cabral e Luiz Antônio Pezão. A expectativa era alta em cima do Governador eleito, todavia desde o início de sua administração o caminho tomado foi assustando aqueles que depositaram esperanças no ex-juiz federal.

[wp_ad_camp_1]

Partidos de esquerda passaram a ter espaço no Governo, velhos caciques políticos como Anthony Garotinho ganharam sua fatia de espaço, aumentou-se os gastos públicos com aumento no número de secretarias e o desejo incessante de se lançar presidencial em 2022 transformando o Governo Federal em inimigo foram a tônica da administração Wilson Witzel.

Após as denúncias de desvios de recursos públicos durante a pandemia, Witzel foi afastado pelo STJ e pela ALERJ, sendo consumado o impedimento de seu mandato por meio do Tribunal Misto, cassando os direitos políticos por cinco anos. A gestão Wilson Witzel quase levou o estado ao caos administrativo e fiscal, atuando claramente para que o acordo do Regime de Recuperação Fiscal fosse rescindido e levasse o estado a não honrar seus compromissos com servidores e fornecedores.

A gestão Cláudio Castro começa com um enorme desafio, o de colocar o estado do Rio de Janeiro na rota do desenvolvimento e transformar a unidade federativa em um pólo de atração de negócios e investimentos para que se dependa cada vez menos dos royalties provenientes da extração de petróleo e gás natural.

O primeiro grande passo foi dado, com a privatização da CEDAE, atraindo recursos na ordem de R$ 22,7 bilhões, permitindo assim que o estado possa focar nos serviços básicos como educação, saúde e segurança pública e deixe de atuar em atividades que não são o seu fim apenas para agradar sindicalistas e políticos que correm atrás de obras eleitoreiras e cargos comissionados.

O estado do Rio de Janeiro recebeu uma segunda chance para se reconstruir e não pode a perder. Quem já foi um dia capital do país não pode ficar de joelhos assistindo a perda de oportunidades e ficar refém de um establishment burocrático que manterá o estado em um “caminho do desespero”.

*Jefferson Viana é assessor parlamentar na Câmara dos Deputados. 

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?