fbpx

Há tempos

Compartilhe

“Há tempos”, música escrita por Renato Russo, líder do grupo de rock nacional Legião Urbana, febre nos anos oitenta e início dos noventa, gravada pela primeira vez no ano de 1989. A banda Legião Urbana é daquelas coisas que marcam gerações e acabou o fazendo com a geração dos anos oitenta, assim como a inflação e o desemprego, marcas registradas deste período, mas que não carregam exclusividade de época.

Assim como os versos atemporais de Renato Russo nessa e em outras músicas, que para um desavisado anacrônico poderiam ter sido escritas nessa semana, nossos problemas econômicos estruturais, que assombraram o país por uma década, voltaram a tona. O descontrole inflacionário, a taxa de juros em movimento crescente, aumento no desemprego e estagnação do PIB mostram um horizonte perverso no pós pandemia.

[wp_ad_camp_1]

Colocar a culpa da pandemia pode ser tentador, mas é equivocado. A pandemia é mundial e países emergentes, que antes estavam emparelhados ao Brasil, não tiveram a mesma queda e já parecem dar a volta por cima dos danos. Não, o frouxíssimo lockdown brasileiro não quebrou a economia nacional. Países mais rígidos conseguiram se recuperar antes, assim como já havia sendo apontado no início de tudo.

Até o agronegócio começava a ser prejudicado pela incapacidade administrativa do governo em setores chave, como o Ministério de Relações Exteriores e o Ministério da Saúde. Cabeças rolaram e novos capítulos estão sendo escritos na novela Brasil.

“Há tempos nem os santos tem ao certo a medida da maldade
E há tempos são os jovens que adoecem
E há tempos o encanto está ausente e há ferrugens nos sorrisos
E só a casa estende os braços a quem procura abrigo e proteção”
Renato Russo

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?