fbpx

Parem os “Bolsonaro”, apenas parem!

Compartilhe

Não farei aqui rodeios e nem usarei termos rebuscados ou críticas sutis para demonstrar minha indignação com os atuais acontecimentos políticos a respeito do COVID-19, falarei na linguagem que a “seita” entende, se é que existe a possibilidade de que seguidores cegos desses senhores, com capacidade cognitiva limitada, entendam algo lógico diante deles.

A atitude imprudente e irresponsável do deputado federal – e filho do presidente da República – Eduardo Bolsonaro, pode causar danos irreversíveis às relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e China, com impactos de proporções incalculáveis neste momento de fragilidade social e econômica na esfera mundial.

[wp_ad_camp_1]

É inegável a irresponsabilidade do Partido Comunista Chinês em conter a expansão de uma epidemia que acabou virando uma pandemia. É inadmissível que, a despeito de divergências culturais em hábitos alimentares, o governo Chinês não tome medidas quanto a questões sanitárias envolvendo a saúde de seus cidadãos, por sinal envolvendo a saúde do resto do mundo.

Contudo, nada disso justifica um congressista brasileiro, cujo sobrenome denota necessidade de responsabilidade dado o cargo que seu pai ocupa, agir de maneira infantil como um adolescente que “xinga muito no Twitter”, porque sua banda preferida cancelou um show em cima da hora. É pequeno, é mesquinho, é egoísta com os cidadãos de ambas nações envolvidas nesse imbróglio compulsório.

A China é, reconhecidamente, o maior parceiro comercial do Brasil, contribuindo para algo em torno de US$ 22 bilhões dos US$ 35 bilhões de superávit na balança comercial em 2019. (Fonte: Incomex/FGV). Ignorar nossa dependência financeira dos chineses, neste sentido, seria ignorar as necessidades básicas dos próprios brasileiros, em especial o emprego que leva comida às nossas mesas.

Ignorar nossa dependência financeira dos chineses seria ignorar as necessidades básicas dos próprios brasileiros, em especial o emprego que leva comida às nossas mesas.

Entendo – e aqui torço – para que este quadro vire a nosso favor e deixemos de ser uma “Colônia da China”, mas não será fazendo birra em redes sociais, ou batendo o pé pro papai, que o Brasil irá virar esse jogo e diversificar sua carteira de parceiros comerciais. Uma coisa é a maior nação do mundo, os Estados Unidos, comprar briga com a segunda maior economia mundial, outra coisa bem diferente é exportador de frango e soja se achar o último KFC do planeta.

Prudência, cautela e diplomacia são os pilares necessários nesse momento conturbado de medo e incerteza. Bolsonaros, parem! Apenas parem ou, cedo ou tarde, vocês serão parados.

Nem tudo é sobre ideologia, mas tudo é sobre economia.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?