fbpx

Berlanza e Vélez Rodríguez falam sobre objetivos da Sociedade Tocqueville

Os membros da Sociedade vão produzir artigos durante o segundo semestre deste ano com o que foi abordado no evento e transformado em um livro.
Foto: Boletim da Liberdade

Compartilhe

Foi realizado o segundo e penúltimo dia do 1º Congresso da Sociedade Tocqueville na Academia Brasileira de Filosofia, nesta quinta-feira (06), no Rio de Janeiro. Os palestrantes trataram dos fundamentos históricos e doutrinários do liberalismo, além de reflexões a respeito do conceito de liberdade.

O organizador do evento e escritor Lucas Berlanza falou ao Boletim da Liberdade do objetivo e impactos desejados com a realização do evento que conecta o liberalismo às suas tradições.

“O objetivo da Sociedade Tocqueville é qualificar as reflexões liberais, garantindo que todo ano será produzido um conteúdo que conecte o liberalismo à sua tradição e seus fundamentos. Todo ano nós teremos um colóquio como este, com apresentações orais e a publicação de um livro com os textos resultantes desse colóquio”, disse.

Leia também:  Saiba como foi o primeiro dia do Congresso da Sociedade Tocqueville

Para Berlanza, a missão da Sociedade Tocqueville não é de gerar uma grande reverberação ou impacto como de outros movimentos liberais. “É necessário para que esse cultivo da tradição intelectual seja sempre renovado. Esse é o grande objetivo!”, completou o escritor.

Ricardo Vélez Rodríguez, ex-ministro da educação e membro da Sociedade Tocqueville, também marcou presença no Congresso e destacou a importância do debate sobre liberdade e cidadania em tempos de autoritarismo.

“Hoje estamos vivendo no Brasil tempos de regime autoritário. Gente sendo presa por suas opiniões, jornalistas desmonetizados ou desterrados. Isso é grave. A melhor resposta que podemos dar é falar, pensar e pressionar o governo para que se recolha a sua função legal”, disse Vélez Rodríguez.

Leia também:  Sociedade Tocqueville realiza primeiro Congresso no Rio

Com a realização do Congresso, os membros da Sociedade vão produzir artigos durante o segundo semestre deste ano com o que foi abordado no evento. O conteúdo produzido será transformado em livro, com lançamento previsto para 2025, durante o colóquio do mesmo ano. Além disso, as palestras ministradas durante o 1º Congresso da Sociedade Tocqueville serão disponibilizadas no YouTube da sociedade, que será lançado em breve, e também no site sociedadetocqueville.com.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?