fbpx

Berlanza fecha evento do SFL-RJ abordando raízes do liberalismo fluminense

No evento, Berlanza destacou liberais desde os tempos da monarquia, passando pelo início da república e pela ditadura de Getúlio Vargas
Lucas Berlanza
Foto: Diane Matos/SFL

Compartilhe

O escritor e presidente do Instituto Liberal, Lucas Berlanza, abordou “as raízes históricas do liberalismo fluminense” na Conferência Estadual do SFL-RJ, neste sábado (27).

Destacando figuras dos tempos da monarquia, passando pelo início da república e pela ditadura de Getúlio Vargas; Berlanza explicou as nuances e feitos dos liberais do Rio de Janeiro até os tempos atuais.

Nesse sentido, o escritor também ressaltou o contexto de cada época, principalmente, a postura de defensores do liberalismo quando ainda não se tinham figuras como os Chicago Boys, Margaret Thatcher e Ronald Reagan.

Berlanza apresentou citações do jornalista Carlos Lacerda, crítico ferrenho e maior opositor do getulismo. Além do pensamento liberal de Lacerda no pós-Vargas com ideias contrárias ao sindicalismo e dependência estatal; e favoráveis ao controle de gastos do Estado e desestatização de órgãos públicos.

Leia também:  Duarte desiste e Sponza (NOVO) será candidata a prefeita do Rio

Autor de “Lacerda: A Virtude da Polêmica”, o escritor considera Carlos Lacerda um dos personagens de maior destaque do liberalismo fluminense, por ter sido governador da Guanabara entre 1960 e 1965.

Ele também exaltou a professora e ex-deputada federal Sandra Cavalcanti, a que considera ser a principal discípula de Lacerda no Rio de Janeiro. “Tive o privilégio de ser amigo dela nos últimos anos da sua vida, e de receber o presente de ter uma ‘orelha’ dela no meu livro”.

Por fim, Berlanza fechou a apresentação evidenciando diversas personalidades liberais atuantes no Rio de Janeiro. Entre eles, o ex-deputado federal Paulo Ganime; a advogada Carol Sponza; e a editora-chefe do Boletim da Liberdade Sara Ganime.

Leia também:  Duarte desiste e Sponza (NOVO) será candidata a prefeita do Rio

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?