fbpx

Maduro quer anexar 70% da Guiana e Lula pede “bom senso”

O ditador venezuelano passou a ter interesse pelo local após a ExxonMobil descobrir reservas de petróleo na região

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu “bom senso” para Venezuela e Guiana, em entrevista durante a COP28, em Dubai. A escalada de tensão entre os países fez com que o Ministério da Defesa brasileiro enviasse mais 130 militares para reforçar a segurança na fronteira com a Venezuela. De acordo com o ministro da pasta, José Múcio Monteiro, o objetivo é evitar que a Guiana seja invadida pelo território brasileiro.

Nesse sentido, Lula disse ainda que os venezuelanos vão votar a favor do ditador. “O referendo vai dar o que o Maduro quer. Mas vamos ver o que vai dar. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana”, disse o petista.

“É como se seu vizinho quisesse invadir outra casa usando a sua. O que não podemos permitir é que a Venezuela, querendo entrar na Guiana, use nosso território. Estamos atentos”, disse o Ministro da Defesa brasileiro, José Múcio Monteiro.

Interesse na região

A região de Essequibo possui uma área de 160 mil quilômetros quadrados, representando 70% do território guianense. Nicolás Maduro passou a ter interesse pelo local após a multinacional petrolífera ExxonMobil descobrir reservas de petróleo na região estimadas em 11 bilhões de barris.

Por outro lado, a Corte Internacional decidiu que a Venezuela se abstenha da decisão de invadir a região de Essequibo e disse que Maduro não pode anexar parte do território vizinho. Além disso, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, pretende recorrer a ajuda internacional para reforçar suas bases militares, caso o ditador venezuelano cumpra a promessa de invasão.

Referendo

Venezuelanos vão às urnas até 19h deste domingo (03) para votar referendo pela anexação de 70% do território da Guiana, em meio a ameaças do ditador Nicolás Maduro.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?