fbpx

Morre Francisco Dornelles, presidente de honra do PP e ex-governador do RJ

Em sua carreira, ele atuou como ministro, senador, deputado, secretário da Receita Federal, vice-governador e governador do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro (RJ) 23/08/2023 - Francisco Dornelles, ex-ministro, ex-senador e ex-governador do RJ, morre aos 88 anos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Compartilhe

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, o presidente de honra do Progressistas, Francisco Dornelles. Em sua carreira, ele atuou como ministro, senador, deputado, secretário da Receita Federal, vice-governador e governador do Rio de Janeiro.

Dornelles nasceu em Belo Horizonte (MG). Primo de segundo grau do ex-presidente Getúlio Vargas, por parte de pai e sobrinho dos ex-presidentes Tancredo Neves e Castelo Branco, além de ter como tio Ernesto Dornelles, por parte de mãe, que já foi senador e governador do Rio Grande do Sul.

O político se formou em Direito e Finanças Públicas e foi secretário da Receita Federal no governo João Figueiredo, em 1979, durante a ditadura militar. Foi durante sua administração que foi criado o símbolo do leão como imagem representativa do Imposto de Renda e da instituição, presente até os dias de hoje.

Sua trajetória lhe rendeu, no último ano, 0 uma biografia chamada “O poder sem pompa”, escrita pela jornalista Cecília Costa. O livro relembra, a partir de depoimentos do próprio personagem, passagens da trajetória de Dornelles, uma figura querida nos bastidores do poder até por adversários políticos.

A informação do óbito foi confirmada pelo secretário de saúde do Rio de Janeiro, dr. Luizinho (PP-RJ).

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?