fbpx

Prejuízos da tributação das encomendas internacionais serão maiores para as mulheres

Compartilhe

Mulheres serão as mais prejudicadas pelo aumento de tributação das encomendas provenientes de vendas de marketplaces estrangeiros, como Shein e Shopee. Um estudo divulgado no final de 2019 mostrou que o dropshipping (venda sem estoque) está se consolidando como a principal fonte de renda das mulheres, que viram no e-commerce uma alternativa para conciliar a criação de uma fonte de renda sem precisar deixar os afazeres de casa

A verdade é que os avanços tecnológicos – em especial do e-commerce – e dos meios de transporte – que reduziram os custos a praticamente zero – viabilizou um novo mercado consumidor no Brasil e beneficiou, principalmente, as mulheres mais jovens e/ou mães, inclusive de baixa escolaridade e qualificação profissional.

Desde blogueiras que empreendem por meio da criação de conteúdo ou de publicidade sobre estes produtos até mulheres que buscam na revenda online ou dropshipping uma renda extra. O diferencial de custo dos produtos asiáticos contribuiu para a criação de um novo mercado aqui no Brasil e uma nova classe de empreendedoras. Os preços mais baixos reduzem o custo de produção e, consequentemente, as barreiras para entrada no mercado, o que possibilita  que um maior número de  pessoas tenha condições de empreender e criar seus negócios.

Leia também:  Vice-Presidente do Uruguai marca presença no 2º Retiro do LOLA América Latina em Montevidéu, Uruguai

Para além das empreendedoras, temos também aquelas mulheres que apenas buscam moda, eletrônicos ou itens de decoração a preços acessíveis. O avanço do comércio B2C – onde a empresa entrega os produtos diretamente aos consumidores, permitiu às classes mais baixas o acesso de um novo padrão de consumo, adquirindo produtos que antes não eram acessíveis devido aos maiores preços praticados no mercado nacional. A isenção, portanto, contribuiu para o aumento do bem-estar dos consumidores, que têm acesso a um maior leque de produtos e a preços menores.

A capilaridade dos benefícios das compras internacionais isentas pode ser notada pela grande repercussão ocorrida após vazar notícia de que o governo iria tributar as compras feitas por pessoas físicas nesses marketplaces. Justiça seja feita, a proposta de Haddad, ministro da fazenda, era de acabar com a isenção fiscal existente para encomendas internacionais de até US$ 50 entre pessoas físicas, benefício que é utilizado de forma indevida e ilegal pelas gigantes asiáticas, como parte de sua estratégia para garantir a competitividade dos preços.

Hoje, existe um benefício fiscal para remessas feitas por pessoas físicas, que isentam o pagamento do imposto de importação para produtos de até US $50. Caso o envio seja feito por pessoa jurídica, há incidência de imposto de importação à alíquota de 60%. A partir desse valor, até US $500, também há incidência do imposto de importação de 60%, caso o bem não esteja contemplado em nenhum acordo comercial.

Leia também:  O que Musk quer dizer ao mencionar a “Janela de Overton”?

Para fugir da tributação, foi-se criando um modos operandi que permitisse burlar a fiscalização e entregar as compras sem o ônus do imposto. Seja pelo fracionamento da compra, em pacotes com valor de até US $50 ou seja pela dissimulação do remetente, como pessoa física. Assim, o fim da isenção atingiria produtos comprados diretamente do exterior, em sites como AliExpress, Shein e Shopee, que, na prática, passariam a ser taxados em 60%.

Após as repercussões negativas e o recuo do governo, novas medidas têm sido anunciadas para rever esse cenário. Entre elas, foram anunciadas tanto a possibilidade de uma tributação geral sobre transações digitais – compras em e-commerce e outros, além da atração desses distribuidores para o Brasil. O que não se vê, neste caso, é que as fraudes anunciadas pela Fazenda são uma consequência direta à elevada alíquota de importação, situação que permanecerá mesmo com essas medidas alternativas, isso porque quando os governos impõem tarifas elevadas sobre determinados produtos importados, o preço desses produtos aumenta no mercado interno, tornando-os menos competitivos em relação aos produtos nacionais. Neste cenário cria-se uma oportunidade não só para fraudes que já vêm ocorrendo, mas também para contrabando, pirataria, entre outras práticas indesejáveis na sociedade.

Leia também:  Vice-Presidente do Uruguai marca presença no 2º Retiro do LOLA América Latina em Montevidéu, Uruguai

A tributação, conforme anunciada, seja pelo fim da isenção, seja pela instituição de nova taxa no mercado eletrônico, irá apenas trazer mais ineficiência para a  econômica, já que os consumidores que não conseguirem arcar com os novos preços voltarão a consumir em mercados informais e feiras livres, muitas vezes estimulando o contrabando e pirataria.

Empresas nacionais continuarão perdendo receita e o governo não conseguirá aumentar sua base tributária. Da mesma forma a “nacionalização” da distribuição do e-commerce que, não mais são do que uma alocação ineficiente de recursos em resposta às tarifas de importação e consequente distorção de preços. E as mulheres que haviam encontrado no e-commerce uma alternativa de renda, terão que arcar com maior custo (e, portanto, menor margem e menor demanda) ou sair de mercado se não conseguirem superar essa nova barreira de custo.

*Mariana Sinício é economista formada pela Universidade de Brasília e especialista em direito tributário pelo Ibmec. Mariana é diretora de relações governamentais do Lola Brasil e líder LOLA do DF.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?