O youtuber Gabriel Monteiro decidiu oficialmente retirar sua candidatura a deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro. [1]
Após ter tido seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal do Rio, tendo como consequência a suspensão de seus direitos políticos, a candidatura a federal já havia sido impugnada pela Justiça Eleitoral. [2]
No entanto, cabia recurso, processo que poderia demorar meses até chegar a uma decisão final.
A renúncia foi realizada na última sexta-feira (9), de acordo com o G1.
Monteiro, como se sabe, iniciou sua trajetória como ativista político de viés liberal, à época membro do MBL. Depois, aproximou-se do bolsonarismo.
Acumulou milhões de seguidores com vídeos em que fazia perguntas para populares e, depois de eleito vereador do Rio em 2020 pelo PSD, passou a ser mais conhecido pelas fiscalizações em hospitais e postos de saúde, bem como denunciar supostos esquemas de corrupção.
Em 2022, no entanto, Monteiro passou a ser alvo de denúncias de ex-assessores. Também foram divulgados vídeos em que lançaram dúvidas sobre a conduta de bastidores de suas gravações de vídeos e sobre a distribuição de imagens de sexo explícito de menores de idade, ainda que com relações consentidas.