fbpx
PUBLICIDADE

Movimento do Trevo propõe diálogo sobre moderação política em evento inaugural no Rio

Plenária é uma das iniciativas da ONG que promove o debate de ideias de diferentes correntes de pensamentos, não extremistas, a fim de produzirem conhecimento para o Brasil
Juliana Benício é uma das confundadoras do movimento (Foto: Reprodução/Instagram)
PUBLICIDADE

Na contramão do atual e polarizado cenário político brasileiro, uma nova postura ideológica ganha força: a moderação. Moderados são aqueles que buscam a temperança e são opostos à violência, respeitam a espontaneidade da vida e o pluralismo do mundo, são contra o orgulho, a unilateralidade, a intolerância e o fanatismo nos compromissos morais e políticos. Com base nesse pensamento surgiu o Movimento do Trevo, ONG que será lançada oficialmente no próximo dia 4 de junho, em evento na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, às 15h30, e produzirá o Manifesto Moderado do Brasil.

PUBLICIDADE

Fundado por Juliana Benício, engenheira, mestre em economia, doutora em engenharia de produção e candidata à prefeitura de Niterói em 2020, e Andreia Onorato, pedagoga e especialista em gestão de pessoas com 30 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, o Movimento é apartidário, democrata e tem como objetivo promover ambientes de debate político e sensibilizar os brasileiros para a importância de se desenvolver uma postura moderada junto à sociedade. “Somos uma frente plural em prol da solução de problemas. Nosso Movimento não é uma estratégia política. Temos como foco entregar resultados para o nosso país”, destaca Juliana, que busca o apoio de ativistas moderados.

Com o lançamento do Movimento, três formas de atuação serão implementadas para fomentar a ideologia na sociedade brasileira: plenárias que debaterão temas da atualidade, construindo assim um posicionamento moderado; a certificação de políticos moderados com o selo Trevo e o investimento em pesquisas para o desenvolvimento de ferramentas contra a manipulação do debate nas redes sociais (robôs que divulgam fake news).

PUBLICIDADE

Apesar de novo no Brasil, o pensamento moderado já tem bases consolidadas em pequenos partidos na Europa e aparece em alguns debates específicos nos Estados Unidos, como na época da Guerra Fria e após a invasão do Capitólio, durante a sessão do Congresso que confirmaria a vitória de Joe Biden contra Donald Trump, nas eleições presidenciais americanas de 2020.

Lançamento

Para marcar o lançamento do Movimento do Trevo, a primeira plenária acontecerá no dia 4 de junho, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping. O evento será híbrido, com venda de ingressos e transmissão através do site Sympla, para que pessoas de todo o Brasil possam acompanhar.

A programação do evento inaugural contará com a socióloga, professora da Fundação Dom Cabral e Fundação Getulio Vargas (FGV), Carmem Migueles, que abordará recentes casos de intolerância sofridos na internet; com o PhD em química, reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, que falará sobre como as instituições de educação foram atacadas durante a pandemia da Covid-19, com o André Moragas, diretor de comunicação do Grupo Andrade Gutierrez e sócio-diretor da Néctar Comunicação, que comentará sobre os ataques à credibilidade da imprensa brasileira, e com o analista político, jornalista investigativo, diretor de redação de O Antagonista e âncora do programa Papo de Antagonista, Claudio Dantas, que trará uma visão única dos bastidores do poder em Brasília, pontuando as contradições do sistema político brasileiro. Outros representantes de movimentos moderados e apartidários também estarão presentes e poderão contribuir para o debate.

PUBLICIDADE

O evento dará início a construção do Manifesto Moderado do Brasil, que será escrito com a participação de todos presentes no evento.

Serviço

Lançamento do Movimento do Trevo e 1º Encontro do Movimento Moderado no Brasil

Dia: 4 de junho, às 15h30

PUBLICIDADE

Local: Livraria da Travessa, no Barra Shopping

Link de inscrição para participação presencial | Link de inscrição para participação virtual

Entre em nossos grupos do WhatsApp para continuar tendo acesso às nossas notícias, incluindo um balanço semanal do principal que foi publicado. É gratuito. Clique aqui.

Aproveitamos para te convidar a assistir abaixo a nossa última transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube tendo como tema petróleo, polêmicas e soluções:

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?