fbpx

Sorocaba e Belo Horizonte lideram Índice de Concorrência dos Municípios, diz governo

Levantamento inédito foi lançado na FIESP e foi organizado pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade, órgão do Ministério da Economia; confira o ranking
Município de Sorocaba (Foto: Wikimedia / Creative Commons)

Compartilhe

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (SAEA) do Ministério da Economia, divulgou nesta quinta-feira (24) na FIESP, em São Paulo, o resultado do primeiro Índice de Concorrência dos Municípios.

De acordo com os dados divulgados pelo órgão, as cidades que possuem melhor ambiente regulatório dentre os municípios analisados são Sorocaba (SP), com nota 582,7; Belo Horizonte (MG), com nota 581,8; Curitiba, com nota 541,2; e Niterói (RJ), com nota 541,1.

Na avaliação do órgão, o “ambiente regulatório em nível municipal no Brasil é marcado por severas distorções concorrenciais, restantes de normas que fecham mercados, privilegiam agentes já estabelecidos e oneram excessivamente potenciais entrantes”.

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

Ainda, segundo a entidade, “as performances, como um todo, foram abaixo do esperado, tendo a média nacional tido uma pontuação de 473/1000”.

“As piores performances médias se deram no quesito de liberdade econômica, seguido de segurança jurídica e licenciamento de obras sucessivamente”, afirma o relatório.

A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade é comandada pelo advogado gaúcho Geanluca Lorenzon, ex-diretor de operações do Instituto Mises Brasil, instituição de viés liberal especializada em cursos de Escola Austríaca.

Leia o relatório completo clicando aqui.

Veja, abaixo, o ranking completo das cidades analisadas

Foto: Boletim da Liberdade

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?