fbpx

MPF investiga possível abuso de autoridade durante manifestação anti-Bolsonaro

Durante visita do presidente à Rondônia, manifestantes ergueram cartazes de protesto; vídeos mostram policiais pedindo para que baixassem os cartazes
Prédio do Ministério Público Federal, em Brasília (DF) (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Uma ação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em manifestação de oposição ao presidente Jair Bolsonaro realizada em Rondônia está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão abriu a investigação nesta sexta-feira (4). [1]

O motivo da apuração é a existência de vídeos mostrando os policiais pedindo para os manifestantes baixarem cartazes durante a visita do presidente da República ao estado. O MPF quer saber se houve abuso de autoridade por parte dos policiais. As imagens “podem indicar intimidação”, segundo o órgão.

“O regime democrático assegura a livre manifestação do pensamento, podendo os cidadãos se manifestarem pacificamente em desfavor de agentes públicos, políticos. Nos vídeos divulgados há um aparente abuso de autoridade por parte de agentes da PRF com ameaça de condução por desacato, medida desproporcional à manifestação ordeira exposta com faixas em calçadas da via pública”, alegou o procurador da República, Raphael Bevilaqua.

O procurador enviou um ofício à superintendência da PRF com questionamentos sobre a operação policial durante a manifestação. O documento questiona se os manifestantes favoráveis ao presidente receberam o mesmo tratamento, se houve ordem superior para conter os cartazes, entre outras perguntas.

“Sobre a ação do Ministério Público Federal, até o seguinte momento não recebemos nenhuma notificação oficial. Visto isso, não podemos fazer qualquer tipo de manifestação”, informou a secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A PF afirmou que o caso está sob responsabilidade de sua direção geral em Brasília.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?