fbpx

NOVO toma decisão sobre federação partidária

Partido presidido por Eduardo Ribeiro teria recebido convite do Podemos, mas decidiu seguir sozinho nas eleições
Presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro (Foto: Divulgação)

Compartilhe

O NOVO não deve integrar nenhuma federação partidária, de acordo com o divulgado nesta sexta-feira (4) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Segundo a publicação, o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, confidenciou que recebeu “alguns convites”, sendo o mais concreto vindo do Podemos, que deve lançar Sérgio Moro ao Palácio do Planalto.

A questão é que o NOVO enxergaria no modelo “o mesmo problema que existia nas coligações”, isto é: “nas federações, o eleitor corre o risco de votar em um candidato que tem uma ideologia clara e eleger outro que não tem relação nenhuma com a agenda do escolhido”.

As federações

A federação partidária será uma das novidades desse processo eleitoral. Na prática, ela permite que diversos partidos se juntem em escala nacional e, com isso, tenham também uma nominata compartilhada para os cargos proporcionais.

Leia também:  NOVO pede e Lira encaminha cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética

Por outro lado, se diferencia das antigas coligações por obrigar que as siglas caminhem juntas mesmo no Legislativo durante um período mínimo de quatro anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Com isso, haveria a perspectiva de estimular apenas alianças programáticas. [1]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?