fbpx

Democracia não comporta ‘nós contra eles’, diz Fux

Em pronunciamento de abertura do ano judiciário, presidente do STF destacou também que o Império da Lei está acima "de qualquer que seja o resultado das eleições"
Ministro Luiz Fux em audiência de março de 2021 (Foto: Felippe Sampaio/SCO/STF)

Compartilhe

Em seu discurso de abertura do ano judiciário nesta terça-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, deixou considerações sobre a importância da estabilidade democrática em ano eleitoral.

Fux reconheceu que são esperados “debates acalorados […] em um ambiente deliberativo marcado pela pluralidade de visões”, mas ressaltou que “a democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles!'”.

O magistrado também disse que o STF “concita os brasileiros para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância, porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência as instituições públicas”.

O presidente da mais alta corte do país destacou ainda que, em sua visão, os brasileiros vivem “em um Brasil democrático, um Estado de Direito, no qual podemos expressar nossas divergências livremente, sem medo de censuras ou retaliações”.

“Nesse cenário, o império da lei, a higidez do texto constitucional brasileiro e a liberdade de imprensa reclamam estar acima de qualquer que seja o resultado das eleições”, pontuou.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?