fbpx
PUBLICIDADE

Democracia não comporta ‘nós contra eles’, diz Fux

Em pronunciamento de abertura do ano judiciário, presidente do STF destacou também que o Império da Lei está acima "de qualquer que seja o resultado das eleições"
Ministro Luiz Fux em audiência de março de 2021 (Foto: Felippe Sampaio/SCO/STF)
PUBLICIDADE

Em seu discurso de abertura do ano judiciário nesta terça-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, deixou considerações sobre a importância da estabilidade democrática em ano eleitoral.

PUBLICIDADE

Fux reconheceu que são esperados “debates acalorados […] em um ambiente deliberativo marcado pela pluralidade de visões”, mas ressaltou que “a democracia não comporta disputas baseadas no ‘nós contra eles!'”.

O magistrado também disse que o STF “concita os brasileiros para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância, porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência as instituições públicas”.

PUBLICIDADE

O presidente da mais alta corte do país destacou ainda que, em sua visão, os brasileiros vivem “em um Brasil democrático, um Estado de Direito, no qual podemos expressar nossas divergências livremente, sem medo de censuras ou retaliações”.

Leia também:  Fux defende liberdade de imprensa e critica fake news

“Nesse cenário, o império da lei, a higidez do texto constitucional brasileiro e a liberdade de imprensa reclamam estar acima de qualquer que seja o resultado das eleições”, pontuou.

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?