fbpx

Merkel celebra autores de atentado contra Hitler e critica ‘extrema direita’

Fala da chanceler alemã ocorre próximo aos 75 anos da 'Operação Valquíria', que tentou tomar o controle da Alemanha no último ano da Segunda Guerra Mundial; chanceler também alerta sobre riscos do nazismo
Angela Merkel em visita ao Brasil durante o governo Dilma (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe

Angela Merkel em visita ao Brasil durante o governo Dilma (Foto: Agência Brasil)

Chefe-de-governo da Alemanha, a chanceler Angela Merkel homenageou neste sábado (13) em mensagem de vídeo a proximidade dos 75 anos da tentativa de assassinato de Adolf Hitler, em 20 de julho de 1944. Segundo ela, os alemães devem ter com os autores do ato um “débito de gratidão” por simbolizarem parte da história da Alemanha que seguiu sua consciência e se opôs à escuridão do nazismo. [1]

Orquestrado pelo coronel Graf von Stauffenberg, o atentado explodiu uma bomba na mesa de trabalho de Adolf Hitler durante uma reunião. Apesar da explosão, o líder do Terceiro Reich sofreu apenas ferimentos leves. Stauffenberg e mais de 100 militares envolvidos na operação, que tentou tomar o controle da Alemanha Nazista, foram condenados à morte. A ação foi eternizada nos cinemas por Tom Cruise em Operação Valquíria (2008).

Leia também:  Alemanha legaliza uso recreativo da maconha

[wp_ad_camp_1]

Na mesma mensagem, Merkel criticou o assassinato de seu correligionário Walter Lübcke, morto no início de junho. As principais suspeitas de autoria do ataque recaem sob grupos neonazistas em ascensão na Alemanha, informa o canal estatal Deutsche Welle.

“Os alemães devem fazer sua parte em nossa sociedade e assegurar que a democracia seja forte, que a sociedade civil seja forte e que o extremismo de direita não tenha a menor chance”, disse.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?