fbpx

Bolsonaro anuncia correção da tabela do Imposto de Renda pela inflação

Presidente Bolsonaro orienta equipe econômica a fazer nova tabela para o Imposto de Renda, já em 2020; estudo aponta defasagem de quase 100% ao originalmente previsto, o que prejudica os de menor renda
Foto: Divulgação/Abril
Foto: Divulgação/Abril

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no último domingo (12) em entrevista à Radio Bandeirantes que fará a correção na tabela do Imposto de Renda já para o próximo ano levando em consideração o índice de inflação.

Segundo o presidente, já foi dada essa orientação ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Um ajuste que leva em consideração a inflação do ano anterior não ocorre desde 1996.

Por isso, a tabela do IRPF acumula uma defasagem média de quase 96%, segundo estudo realizado pelo Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil).

[wp_ad_camp_1]

Na prática, a falta de correção de acordo com a inflação prejudica as pessoas de menor renda, que poderiam estar isentas do IRPF mas acabam sendo tributadas. Por isso, o não-ajuste beneficia a arrecadação do Estado, mas acaba sendo equivalente a um aumento de imposto para muitas pessoas.

Outra questão sugerida por Bolsonaro é a realização de um estudo sobre o aumento do limite de dedução que o cidadão poderia fazer com gastos em saúde e educação.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?