fbpx
PUBLICIDADE


Bolsonaro anuncia correção da tabela do Imposto de Renda pela inflação

Presidente Bolsonaro orienta equipe econômica a fazer nova tabela para o Imposto de Renda, já em 2020; estudo aponta defasagem de quase 100% ao originalmente previsto, o que prejudica os de menor renda

- Publicado no dia
Foto: Divulgação/Abril

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no último domingo (12) em entrevista à Radio Bandeirantes que fará a correção na tabela do Imposto de Renda já para o próximo ano levando em consideração o índice de inflação.

Segundo o presidente, já foi dada essa orientação ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Um ajuste que leva em consideração a inflação do ano anterior não ocorre desde 1996.

Por isso, a tabela do IRPF acumula uma defasagem média de quase 96%, segundo estudo realizado pelo Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil).


PUBLICIDADE



Na prática, a falta de correção de acordo com a inflação prejudica as pessoas de menor renda, que poderiam estar isentas do IRPF mas acabam sendo tributadas. Por isso, o não-ajuste beneficia a arrecadação do Estado, mas acaba sendo equivalente a um aumento de imposto para muitas pessoas.

Outra questão sugerida por Bolsonaro é a realização de um estudo sobre o aumento do limite de dedução que o cidadão poderia fazer com gastos em saúde e educação.

★ ★ ★

Nós criamos o Boletim da Liberdade porque acreditamos em um jornalismo sério, independente e de viés liberal. Você pode ajudar esse projeto.

Para que possamos manter e melhorar nossa missão de organizar, divulgar e apurar informações de interesse público, tornando-as acessíveis para todos, precisamos da sua ajuda. Se você é um entusiasta do Boletim, colabore fazendo uma assinatura. Com menos de R$ 10 ao mês, você ajuda a viabilizar um jornalismo mais plural e democrático no Brasil e tem acesso a conteúdos exclusivos.

Apoie a mídia independente: curta nossa página.


Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



Leia também
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.