fbpx
PUBLICIDADE


Bolsonaro anuncia correção da tabela do Imposto de Renda pela inflação

Presidente Bolsonaro orienta equipe econômica a fazer nova tabela para o Imposto de Renda, já em 2020; estudo aponta defasagem de quase 100% ao originalmente previsto, o que prejudica os de menor renda

- Publicado no dia
Foto: Divulgação/Abril

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no último domingo (12) em entrevista à Radio Bandeirantes que fará a correção na tabela do Imposto de Renda já para o próximo ano levando em consideração o índice de inflação.

Segundo o presidente, já foi dada essa orientação ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Um ajuste que leva em consideração a inflação do ano anterior não ocorre desde 1996.

Por isso, a tabela do IRPF acumula uma defasagem média de quase 96%, segundo estudo realizado pelo Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil).


PUBLICIDADE



Na prática, a falta de correção de acordo com a inflação prejudica as pessoas de menor renda, que poderiam estar isentas do IRPF mas acabam sendo tributadas. Por isso, o não-ajuste beneficia a arrecadação do Estado, mas acaba sendo equivalente a um aumento de imposto para muitas pessoas.

Outra questão sugerida por Bolsonaro é a realização de um estudo sobre o aumento do limite de dedução que o cidadão poderia fazer com gastos em saúde e educação.

★ ★ ★

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:

➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.

Curta nossa página no Facebook

Notícias no WhatsApp
O sexto grupo do Boletim da Liberdade no WhatsApp está com vagas abertas. É por tempo limitado. Entre apenas caso tenha interesse em notícias sobre política e economia com um viés liberal. Clique aqui para entrar.
Siga-nos no Twitter

Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.