PUBLICIDADE


Se Guaidó não obtiver vitória, mortes poderão ocorrer, prevê especialista

Segundo jornalista venezuelano Alejandro Marcano, atualmente exilado nos Estados Unidos, caso ‘Operação Liberdade’ não seja bem sucedida, Maduro poderá ampliar o poder e aumentar repressão

- Publicado no dia
Juan Guaidó e Nicolás Maduro: dois lados em disputa pela presidência da Venezuela (Foto: Reprodução/Facebook)

Boletim da Liberdade conversou com o jornalista venezuelano Alejandro Marcano na manhã desta terça-feira (30) sobre a ofensiva de Guaidó contra o regime de Maduro. Marcano está atualmente exilado em Miami, nos Estados Unidos, com quem mantém ampla rede de contatos sobre o regime venezuelano.

Na avaliação de Marcano, chegou o dia “onde ou ganha Maduro, ou ganha a liberdade”. Segundo ele, caso Guaidó não consiga mobilizar a população e demonstrar o apoio das Forças Armadas, e Maduro, por sua vez, se mantiver no poder intacto, o sucessor de Chávez poderá ampliar a repressão e ter uma grande vitória política.


PUBLICIDADE



“Maduro vai impor o seu poder, vai prender todos os envolvidos e muitas mortes ocorrerão, caso saia vitorioso neste dia”, previu Marcano.

Bastidores

Grandes manifestações em apoio a Guaidó já estavam sendo anunciadas e previstas para essa quarta-feira (1º) nos arredores do aeroporto La Carlota.

Os apoiadores de Guaidó, contudo, segundo Marcano, teriam antecipado as manifestações para surpreender os governistas, que já preparavam a repressão.

Para o jornalista Alejandro Marcano, o governo foi surpreendido também pelo apoio de partes da guarda nacional e da SEBIN – corpo policial que, na prática, funciona como uma polícia política. A liberação de Leopoldo López seria um dos fatores que comprovam a perda de controle parcial de Maduro.

★ ★ ★

Nós criamos o Boletim da Liberdade porque acreditamos em um jornalismo sério, independente e de viés liberal. Você pode ajudar esse projeto.

Para que possamos manter e melhorar nossa missão de organizar, divulgar e apurar informações de interesse público, tornando-as acessíveis para todos, precisamos da sua ajuda. Se você é um entusiasta do Boletim, colabore fazendo uma assinatura ou fazendo uma doação de qualquer valor. Contamos com você para viabilizar um jornalismo mais plural e democrático no Brasil.

Apoie a mídia independente: curta nossa página.


Seja um assinante e receba nosso conteúdo por Whatsapp


Seja um mantenedor com uma doação única de qualquer valor


Comentários

Receba nosso conteúdo por e-mail



Leia também
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.