O Boletim da Liberdade conversou com o jornalista venezuelano Alejandro Marcano na manhã desta terça-feira (30) sobre a ofensiva de Guaidó contra o regime de Maduro. Marcano está atualmente exilado em Miami, nos Estados Unidos, com quem mantém ampla rede de contatos sobre o regime venezuelano.
Na avaliação de Marcano, chegou o dia “onde ou ganha Maduro, ou ganha a liberdade”. Segundo ele, caso Guaidó não consiga mobilizar a população e demonstrar o apoio das Forças Armadas, e Maduro, por sua vez, se mantiver no poder intacto, o sucessor de Chávez poderá ampliar a repressão e ter uma grande vitória política.
[wp_ad_camp_1]
“Maduro vai impor o seu poder, vai prender todos os envolvidos e muitas mortes ocorrerão, caso saia vitorioso neste dia”, previu Marcano.
Bastidores
Grandes manifestações em apoio a Guaidó já estavam sendo anunciadas e previstas para essa quarta-feira (1º) nos arredores do aeroporto La Carlota.
Os apoiadores de Guaidó, contudo, segundo Marcano, teriam antecipado as manifestações para surpreender os governistas, que já preparavam a repressão.
Para o jornalista Alejandro Marcano, o governo foi surpreendido também pelo apoio de partes da guarda nacional e da SEBIN – corpo policial que, na prática, funciona como uma polícia política. A liberação de Leopoldo López seria um dos fatores que comprovam a perda de controle parcial de Maduro.
[wp_ad_camp_3]