O presidente eleito Jair Bolsonaro recebeu mensagens já neste domingo (28) com congratulações pela vitória nas eleições brasileiras. Alguns mandatários da América Latina e até da Europa já se comunicaram ou enviaram mensagens para a nova liderança nacional.
O primeiro a telefonar, segundo o economista Paulo Guedes, foi o presidente da Colômbia, Iván Duque. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também ligou para Bolsonaro e sua comunicação recebeu destaque do brasileiro no Twitter e no Facebook.
[wp_ad_camp_1]
Recebemos há pouco ligação do Presidente dos EUA, @realDonaldTrump nos parabenizando por esta eleição histórica! Manifestamos o desejo de aproximar ainda mais estas duas grande nações e avançarmos no caminho da liberdade e da prosperidade!
— Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) 29 de outubro de 2018
[fbvideo link=”https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/2076031999084232/” width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]
O venezuelano Nicolás Maduro também publicou uma nota parabenizando Bolsonaro, mas pediu que o presidente eleito retome as relações de respeito e harmonia na América Latina, sugerindo que elas estariam perdidas neste momento.
El Presidente de la República Bolivariana de Venezuela @NicolasMaduro, extiende sus felicitaciones al pueblo del Brasil, por la celebración cívica de la 2da vuelta electoral, en la que resultó favorecido @jairbolsonaro como Presidente Electo de ese hermano país. pic.twitter.com/46HtNRySkB
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) 28 de outubro de 2018
O líder mundial que demonstrou mais animação com a vitória de Bolsonaro, porém, foi o Ministro do interior italiano Matteo Salvini. Ele celebrou o fato de os brasileiros terem mandado “a esquerda para casa” e a perspectiva de que Cesare Battisti, condenado na Itália por terrorismo, seja finalmente extraditado.
Anche in #Brasile i cittadini hanno mandato a casa la sinistra!
Buon lavoro al Presidente #Bolsonaro, l’amicizia fra i nostri Popoli e i nostri Governi sarà ancora più forte!!!#Eleiçoes2018 #OBrasilVota17 pic.twitter.com/UC3bHM9IY0— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) 28 de outubro de 2018
Outras declarações
“Felicito o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrata. Felicito a Jair Bolsonaro pela sua grande vitória eleitoral. Convido-o a visitar Chile, e estou seguro que trabalharemos com vontade, força e visão do futuro em favor do bem-estar de nossos povos e da integração.” (Sebastian Piñera, presidente do Chile)
“Felicitações a Jair Bolsonaro pela vitória no Brasil! Desejo que trabalhemos juntos rapidamente pela relação de nossos países e o bem-estar de argentinos e brasileiros.” (Maurício Macri, presidente da Argentina)
[wp_ad_camp_3]