fbpx

‘Guerra com a Venezuela seria perda de tempo, esforço e dinheiro’, diz especialista

Para o internacionalista Pedro Rafael, um confronto militar com a Venezuela seria prejudicial para a economia brasileira e também não seria bem vista pela oposição venezuelana
Caça Sukhoi Su-30 possui autonomia para decolar da Venezuela, atacar Brasília e voltar, de acordo com o site Airway. A Aviación Militar Bolivariana Venezolana tem 24 aerenoves desse modelo. (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Pedro Rafael é especialista em Venezuela (Foto: Reprodução/Facebook)

A especulação de que um eventual governo Bolsonaro (PSL) poderia acirrar um conflito ideológico ou mesmo militar com a Venezuela foi assunto nessa semana.

Na segunda-feira (22), o candidato do PT à presidência da República afirmou no programa Roda Viva que um filho de Jair Bolsonaro já havia mencionado interesse em dar início a um confronto bélico com o país vizinho. No mesmo programa, opinou que o Brasil não possui condições de enfrentar Maduro.

A afirmação de Haddad, no entanto, desagradou a cúpula do Exército e do candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), General Mourão (PRTB), para quem as forças armadas do Brasil possuem maior capacidade operacional.

Para falar sobre esse assunto, o Boletim da Liberdade conversou com o internacionalista Pedro Rafael, especialista em Venezuela, e que também é colaborador do Instituto Millenium:

Boletim da Liberdade: Com a vitória de Bolsonaro, um confronto militar entre Brasil e Venezuela pode vir a ocorrer, como disse Fernando Haddad? 

Pedro Rafael: Essa é uma hipótese surreal. O que pode acontecer é o reconhecimento da ditadura venezuelana como tal por parte de um eventual Governo Bolsonaro

Uma guerra seria perda de tempo, esforços e dinheiro. O Brasil, por exemplo, é um dos países que mais exporta para a Venezuela. Como ficaria essa situação se uma guerra fosse iniciada?

[wp_ad_camp_1]

Boletim da Liberdade: Haddad afirmou que os venezuelanos estão superiores em poderio militar aos brasileiros, enquanto que o General Mourão afirmou que não. Qual país estaria mais preparado para o confronto?

Pedro Rafael: A Venezuela comprou nos últimos anos milhares de armas e aeronaves russas. Acredito, porém, que esses esforços não seriam suficientes para deter o Brasil. Mesmo com a crise financeira e o evidente sucateamento bélico, estamos mais preparados. Hoje, conta mais ter uma inteligência estruturada.

Caça Sukhoi Su-30 possui autonomia para decolar da Venezuela, atacar Brasília e voltar, de acordo com o site Airway. A Aviación Militar Bolivariana Venezolana tem 24 aerenoves desse modelo. (Foto: Divulgação)

Boletim da Liberdade: Você acredita que a sociedade brasileira apoiaria Bolsonaro em uma campanha militar contra a Venezuela?

Pedro Rafael: O Brasil é muito grande. Pessoas que estão sendo diretamente afetadas pela imigração venezuelana talvez apoiassem. Mas, do resto da sociedade, acredito que não. Não há hoje uma razão para isso ocorrer.

[wp_ad_camp_1]

Boletim da Liberdade: Existem especulações que Trump já considerou ação militar contra a Venezuela. Acha possível isso realmente ocorrer?

Pedro Rafael: Assim como o Brasil, os EUA também afetariam sua economia se iniciassem outra guerra. A diferença, nesse caso, é o poderio militar dos americanos. Há quem diga que, hoje, em apenas duas horas Trump conseguiria dominar a Venezuela. Mesmo assim, se o objetivo fosse iniciar uma guerra, talvez bastasse um bloqueio econômico. Deixando de comprar petróleo venezuelano, por exemplo. E estabelecendo embargo aos países parceiros da Venezuela.

Boletim da Liberdade: A sociedade venezuelana que já está contra a ditadura de Maduro veria com bons olhos essa ação militar estrangeira nesse momento?

Pedro Rafael: Creio que nenhuma guerra ou invasão seria bem vista pelos venezuelanos atualmente. Mesmo quem está na oposição olharia desconfiado.

Leia também:  Mourão reage a comentário de Haddad sobre eventual guerra contra Venezuela
Leia também:  Trump teria consultado Temer sobre possível invasão à Venezuela

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?