fbpx

Deputado do PSOL rebate Eduardo Bolsonaro com declarações de Olavo

Filho de Jair Bolsonaro subiu à tribuna da Câmara em sessão solene que homenageou Karl Marx para manifestar repúdio ao pensador alemão pai do comunismo e associá-lo como 'maior genocida do planeta'
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhe

Foto: Reprodução/Facebook

Uma cena, no mínimo, inusitada ocorreu na última quarta-feira (6) na Câmara dos Deputados. O deputado Ivan Valente (PSOL/SP) utilizou declarações de Olavo de Carvalho, um dos principais formadores de opinião do nova direita brasileira, para rebater declarações de Eduardo Bolsonaro (PSL/SP). [1]

A confusão teve início durante uma sessão solene para homenagear o bicentenário de Karl Marx, principal teórico do socialismo e autor de O Manifesto Comunista. Reverenciando Olavo de Carvalho e com o livro O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota em mãos, Bolsonaro disse na tribuna que Marx era “o maior genocida do planeta Terra”, associando o pensador alemão ao genocídio de regimes comunistas do século 20.

“Se vocês acham que Hitler era um sanguinário porque matou seis milhões de judeus, é porque vocês não conhecem o pensamento de Karl Marx. Infelizmente, o professor Olavo de Carvalho está certo: o comunismo não é uma ideologia, é um movimento, que a todo momento está se reinventando para chegar ao mesmo objetivo: a igualdade padrão Cuba, onde todos cortam cana e os membros do Partido Comunista vivem muito bem, obrigado”, disse Eduardo.

Incomodado com a fala do deputado do PSL, Ivan Valente subiu depois à tribuna e decidiu rebater os argumentos do filho de Jair, pré-candidato à presidência da república, utilizando posts no Facebook atribuídos à Olavo.

[wp_ad_camp_1]

“[Para responder], quero citar Olavo de Carvalho. ‘Fazer-se de superior é um bom recurso propagandístico, mas não um meio intelectualmente válido de compreender alguma coisa. Quando você ouve algum direitista falando do marxismo como se fosse apenas um sistema de idiotices, não tenha dúvidas: (1) o idiota é ele. (2) É um marqueteiro, e não um homem de estudos’. Isso foi feito ontem!”, disse o psolista.

Após citar outra publicação do Facebook de Olavo, Ivan comentou: “Olavo de Carvalho é um filósofo da direita. Mas ele é inteligente pelo menos. Ele respeita o pensamento de Marx. A primeira coisa que um marxista, ou qualquer pessoa que queira interpretar, participar e mudar a história da humanidade, ou do país, deve fazer é compreender também o pensamento dos outros. Todos os grandes pensadores, inclusive da economia, David Ricardo, Adam Smith e Marx, são referências”.

https://youtu.be/7F18vr0e4FM

Assista abaixo o discurso de Eduardo Bolsonaro na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=rWLlTTgHiTg

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?