fbpx
PUBLICIDADE


PGR denuncia Jair Bolsonaro por racismo: a acusação tem sentido? Vote

Parlamentar foi denunciado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com base em declarações dadas em um evento no Rio de Janeiro em abril de 2017; na ocasião, comentou sobre os quilombolas

- Publicado no dia
(Foto: Reprodução / Estadão)

A Procuradoria Geral da República denunciou por racismo nesta sexta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal o deputado e pré-candidato à presidência da república Jair Bolsonaro (PSL). O teor da denúncia foi baseado em declarações que o parlamentar fez em um evento no Rio de Janeiro, em abril de 2017. [1]

Na ocasião, Bolsonaro opinou sobre os quilombolas. “Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”, teria dito.


PUBLICIDADE



Na denúncia ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que Bolsonaro referiu-se aos integrantes dos quilombolas como se fossem animais ao utilizar a palavra “arroba”. “Esta manifestação, inaceitável, alinha-se ao regime da escravidão, em que negros eram tratados como mera mercadoria, e à idéia de desigualdade entre seres humanos, o que é absolutamente refutado pela Constituição brasileira”, escreveu.  O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, estando também sujeito à pena de multa. [2]

Resposta

Em resposta ao G1, o portal de notícias da Globo, Bolsonaro afirmou que a denúncia era um “movimento político” e “sem nenhum fundamento”. Nas pesquisas de intenção de voto, o parlamentar lidera nos cenários em primeiro turno.

Nas redes sociais, o parlamentar publicou um vídeo neste sábado (14) com referência à denúncia. Abraçado com dois negros, ironizou: “Muito racismo e homofobia juntos”. Em seguida, pediu fim ao politicamente correto. Até a publicação desta matéria, o filme já tinha mais de 33 mil compartilhamentos. [3]

E você: tem opinião formada? A denúncia por racismo foi um movimento político ou realmente havia fundamento? Vote agora mesmo na enquete abaixo, que ficará no ar até o próximo sábado (21).

A denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro por racismo foi justa?

  • Não (77%, 195 Votos)
  • >

  • Sim (17%, 44 Votos)
  • >

  • Não tenho opinião formada (6%, 14 Votos)
  • >

Total de Participantes:: 253

Carregando ... Carregando ...

+ ÚLTIMAS VAGAS: Curso de Introdução de Liberalismo abre vagas para a primeira turma por tempo limitado

★ ★ ★

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:

➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.

Curta nossa página no Facebook

Notícias no WhatsApp
O Boletim da Liberdade abriu mais um grupo no WhatsApp para recebimento de conteúdos especiais. Mas entre logo: é por tempo limitado. Participe apenas caso tenha interesse em notícias sobre política e economia com um viés liberal. Clique aqui para entrar.
Siga-nos no Twitter

 

Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



PUBLICIDADE
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.