fbpx
PUBLICIDADE


Luiz Felipe Pondé comenta o movimento monarquista em seu canal

O filósofo e escritor enxerga méritos na monarquia e no movimento monarquista, mas acredita que restauração não se justifica e não é a discussão do momento

- Publicado no dia
(Foto: Reprodução / Curta Mais)

O doutor em Filosofia e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de livros como Contra o mundo moderno e Guia Politicamente incorreto da Filosofia, expressou em vídeo publicado no último dia 12 sua percepção acerca do movimento monárquico. Ele não apenas acredita que a monarquia não deveria voltar, como pensa que a discussão sobre seu eventual retorno não é a mais relevante no momento.

Pondé afirmou que enxerga “méritos simbólicos” na monarquia, compreende a tese do antropólogo Roberto DaMatta de que o povo brasileiro teria uma vocação natural para o cultivo desse regime e a teoria central da monarquia parlamentarista. Ele hesita, entretanto, pela falta de percepção dos herdeiros por parte do público, porque estariam vinculados em demasia a grupos muito tradicionalistas.

“Tenho a impressão de que não se justifica o retorno da monarquia no Brasil, inclusive porque a monarquia no Brasil está muito distante no tempo e a monarquia no Brasil foi um período de experiência muito curto, porque a história do Brasil independente é muito curta e no período anterior o Brasil era submetido à monarquia portuguesa”, argumentou. Sustentou também que a discussão mais urgente deve ser acerca das eleições de 2018. Confira na íntegra:


PUBLICIDADE



★ ★ ★

Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:

➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.

Curta nossa página no Facebook

Notícias no WhatsApp
O Boletim da Liberdade abriu mais um grupo no WhatsApp para recebimento de conteúdos especiais. Mas entre logo: é por tempo limitado. Participe apenas caso tenha interesse em notícias sobre política e economia com um viés liberal. Clique aqui para entrar.
Siga-nos no Twitter

Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



PUBLICIDADE
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.