fbpx

Projeto que analisa páginas de política na Internet mapeia a direita virtual

Segundo a análise da página, as páginas e perfis "de direita" giram em torno do MBL e dos Bolsonaros, segmentando-se em quatro grandes grupos

Compartilhe

(Foto: Reprodução / Facebook)

O “Monitor do debate político no meio digital” é um projeto que tenta mapear e analisar o ecossistema de debate político no meio digital, recolhendo os conteúdos produzidos por dezenas de perfis e páginas, bem como veículos de comunicação.  O interessante trabalho foi aplicado às diferentes páginas consideradas “de direita” pelos pesquisadores, e o Boletim reproduz aqui o que eles concluíram.

De acordo com a pesquisa, a direita na Internet está “estruturada em torno das páginas dos Bolsonaros e do MBL”, formando um agrupamento central, representado pela cor azul, que serve de porta de entrada para o debate político. As demais páginas se segmentam em três grandes outros agrupamentos, também demarcados por colorações distintas.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

[wp_ad_camp_1]

O laranja representa o militarismo, com destaque para as páginas do Coronel Telhada, Major Olímpio e do Sargento Alexandre; o verde representa o patriotismo, que inclui em alguma medida páginas que apenas defendem a anticorrupção; e o roxo engloba o liberalismo e o conservadorismo, “surpreendentemente indissociáveis enquanto comunidade de leitores, que inclui tanto os Institutos Mises e Liberal, o PSL e o NOVO, quanto páginas como Jovens de Direita, Tradutores de Direita e Sempre Família”.

O Monitor explica como o gráfico foi desenvolvido: através de uma seleção de 15 mil páginas extraídas ano passado, com destaque para as cem maiores e a exclusão da maioria das que foram consideradas apenas “anticorrupção” e “anti-PT”. O tamanho dos nós no gráfico é proporcional ao número de curtidas no período, e os pesos das arestas são proporcionais à interseção das curtidas entre as páginas.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

[wp_ad_camp_2]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?