fbpx

Panorama #30 – Em resolução, PT declara que críticas ao governo devem se centrar na agenda ‘ultraneoliberal’

Compartilhe

O PT celebrou neste fim de semana, no Rio de Janeiro, seus 40 anos de existência. Com a presença de Lula, Marcelo Freixo, Mujica e Fernando Haddad, o partido lançou uma resolução “contra o neoliberalismo” para “derrotar Bolsonaro e seu governo”. Por trás das palavras e frases de efeito, ficou uma mensagem para os analistas políticos: o partido entendeu que reagir às pautas polêmicas do governo, lançadas espontaneamente ou não, é perder o foco. É mais efetivo mirar o arsenal para a agenda econômica. [1]

Guerra ao neoliberalismo – 2

Para o partido, “o governo Bolsonaro e a direita combinam o entreguismo, o ultraliberalismo e o neofascismo” e, além da agenda econômica que geraria “o crescimento da pobreza, da desigualdade, do desemprego e da fome”, há ainda o “retrocesso na agenda de direitos humanos”. O partido pondera ainda que a “elite econômica e seus porta-vozes na mídia tentam se diferenciar do bolsonarismo, mas sem abrir mão do modelo econômico que sonhavam”.

Guerra ao neoliberalismo – 3

“Não podemos perder de vista que o verdadeiro cerne do governo Bolsonaro é a agenda ultraneoliberal, ancorada numa ortodoxia fiscal suicida permanente e na privatização destrutiva de empresas estratégicas para a soberania e o desenvolvimento nacional. Lutar pela democracia, pela soberania e pelos direitos do povo é lutar contra essa agenda conduzida pelo ministro da destruição, Paulo Guedes, e seus apoiadores no Congresso Nacional”, diz o texto.

Reforma, não

Para o empresário Flávio Rocha, criador do movimento Brasil 200, é melhor deixar o sistema tributário “do jeito que está” do que fazer aos moldes da PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB/SP), que propõe implementar uma espécie de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Como se sabe, Rocha foi um defensor ferrenho do modelo de imposto sobre movimentação financeira, que acabou enfrentando – outra vez – rejeição da sociedade e está descartado pelo governo.

Reforma, sim 

Pouco depois da afirmação, o deputado federal Alexis Fonteyne – sem citar Rocha – comentou que “quem é contra a reforma tributária nunca apurou um ICMS, PIS, COFINS, ST e DIFAL ou tem uma reservinha de mercado com algum incentivo fiscal escandaloso”. Depois, complementou: “podemos até discutir as alíquotas de produtos e serviços essenciais, mas ir contra pois ‘para mim está bom’ é lesa pátria”, escreveu.

A crítica de Arthur

O deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, criticou em transmissão ao vivo o processo seletivo do Partido Novo. Recém-filiado ao Patriota e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Arthur disse que uma “pessoa muito próxima” com especialização em Harvard foi filtrada na análise curricular enquanto outro, sem diploma, teria passado. Além disso, sem citar o nome de Filipe Sabará, afirmou que o “aprovado não tem experiência nenhuma na iniciativa privada”. A declaração não bate com as respostas de Sabará em entrevista ao Boletim.

Você está demitido

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), destacou em evento que aumentou em 147% o número de demissões em decorrência de atos de corrupção no Estado. Ele afirmou que, no governo anterior, sob a gestão do PT, a Controladora Geral de Minas era “amordaçada”, podendo agir apenas em algumas áreas. Para Zema, um dos segredos do combate à corrupção é a agilidade na punição “Penas céleres é algo fundamental para que nós venhamos a fazer algum avanço”, disse.

Comissão de Constituição e Justiça

Com a virada do ano, as composições das lideranças e comissões parlamentares na Câmara dos Deputados são alteradas. A CCJC (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), uma das mais importantes da Câmara, deverá ser presidida agora pelo Republicanos e, a principio, em 2021, pelo PDT. Em 2019, ela foi presidida por Felipe Francischini, do PSL.

Livres – 1

O Livres se reuniu no último sábado (8) em São Paulo para definir um novo estatuto e novos comitês. Nas palavras do deputado estadual Fabio Ostermann (NOVO/RS), uma das lideranças do grupo, a Assembleia Geral foi um “marco histórico muito importante para possibilidade de instituir um novo modelo de governança composto por associados para permitir que tenha instâncias de referência e moderação na organização”. Dentre os conselhos referendados, estão o Comitê de Ética e Comitê Fiscal.

Livres – 2

Em entrevista, Paulo Gontijo, CEO do Livres, afirmou que o novo Estatuto “prepara o Livres para crescer sem depender especificamente de uma pessoa e ser uma instituição de longo-prazo”. Agora, o Conselho de Administração passa a ser o órgão máximo da instituição, que será composto por Fernando Henrique Miranda (ex-CEO do Students for Liberty Brasil), Guilherme Setúbal, Luis Felipe Costa Migan, Leonardo Regazzini e Alessandra Pinho. A esse organismo ficará submetida a diretoria executiva.

Prédios Clássicos – 1

Debate-se nos Estados Unidos a possibilidade de o presidente Donald Trump ordenar nas próximas semanas que, havendo necessidade de erguer novos prédios públicos ao custo superior de US$ 50 milhões, eles venham a usar “o estilo arquitetural clássico” como padrão. Na América, muitas construções públicas – como a própria Casa Branca – seguem elementos da arquitetura romana e grega. Apesar disso, construções modernistas como a sede do FBI ganharam espaço nas últimas décadas. A medida é apoiada pela organização “National Civic Art Society”.

Prédios Clássicos – 2

A ONG, informa o jornal norte-americano The New York Times, sustenta que a arquitetura contemporânea “criou um ambiente construído que é degradado e desumanizante”. A medida, contudo, tem sido criticada por grupos de arquitetos, que consideram que uma iniciativa como essa, se vier a ser apresentada, é uma “restrição total à liberdade de expressão” e pressupõe equivocadamente que a presidência “tem experiência, conhecimento ou entendimento de arquitetura e design para determinar o estilo de todos os prédios públicos federais”.

Instituto Millenium

Novo parceiro do Boletim da Liberdade, o Instituto Millenium continua evoluindo no ranking de think tanks da Universidade da Pensilvânia (EUA). Em estudo divulgado recentemente, o IMIL ficou em 7º lugar entre os centros de pensamento do Brasil e 33ª posição na lista da América do Sul e Central.

Fator Sikêra

Como era natural de acontecer, a chegada do politicamente incorreto apresentador policial Sikêra Jr. à programação nacional, por meio da RedeTV, fez multiplicar o número de inserções em vídeos de seu programa de televisão nas redes sociais. Inúmeros trechos são recortados e fazem sucesso nos perfis de deputados bolsonaristas. No último sábado (8), foi a vez do próprio presidente Bolsonaro republicar em suas numerosas redes um trecho em que Sikera cometa o homicídio de uma criança feito, supostamente, pela mãe e por sua companheira. O vídeo ultrapassou 100 mil reações no Facebook.

Bloco da consciência

No próximo sábado (15), acontecerá em diversas cidades do Brasil um movimento de conscientização em defesa do meio ambiente. O “Bloco da Limpeza”, como é chamado, é uma iniciativa organizada pela ONG Clean up the world. No Rio de Janeiro, as ações ocorrerão em boa parte da orla da cidade e se concentrarão na limpeza da areia por voluntários.

Não perca novas colunas

Você pode receber todas as segundas-feiras a Coluna Panorama e outros conteúdos especiais direto no seu WhatsApp. Para isso, basta participar de nossos grupos exclusivos (e estamos no sétimo). Para entrar agora mesmo, clique aqui. Vagas limitadas.


Fotos: (1) Festival do PT [Diego Padilha/Divulgação]; (2) Flávio Rocha [Divulgação]; (3) Romeu Zema [Divulgação/Governo MG]; (4) Sikera Jr [Divulgação/TV A Crítica]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?