fbpx

André Bolini: Reforma da Previdência – por que tão urgente?

Compartilhe

POR ANDRÉ BOLINI

Não são poucos os comentários e declarações daqueles que se opõem à reforma da previdência questionando a urgência com que se vem tratando o tema. Aparentemente, ainda não está claro para todos que, hoje, a previdência social representa uma despesa pública enorme e com tendência de crescimento explosiva.

Mas que seja tomada a seguinte nota: por mais urgente que seja o tema, não há como falar em “debate insuficiente e apressado demais”. O Brasil completa agora seis meses debatendo intensamente – quase que única e exclusivamente – o modelo previdenciário que tem e o que deseja. Não há como dizer que o projeto será votado às pressas ou sem o devido diálogo com a sociedade, como alegam muitos parlamentares e políticos da oposição. A reforma, afinal, tem sido a principal pauta de debate de absolutamente todos os veículos midiáticos brasileiros.

A matemática é simples: a previdência social consome, hoje, quase 60% do orçamento do governo federal e, como a população está envelhecendo cada vez mais e as famílias tendo cada vez menos filhos, aumentam os gastos sem o respectivo incremento de receitas. Não é à toa que analistas falam em uma “bomba relógio previdenciária”.

Não há como dizer que o projeto será votado às pressas ou sem o devido diálogo com a sociedade, como alegam muitos parlamentares e políticos da oposição. A reforma, afinal, tem sido a principal pauta de debate de absolutamente todos os veículos midiáticos brasileiros.

E, claro, se aproximadamente 60% do orçamento é destinado ao pagamento de pensões e aposentadorias, absolutamente todas as outras funções do governo têm de ser executadas com os 40% restantes. O gasto previdenciário é 7x maior do que o gasto com educação e 29x maior que o gasto com o Bolsa Família. Em perspectiva, fica claro que, se deixarmos o gasto previdenciário crescer sem controle, serão as outras partes do orçamento que serão cada vez mais comprimidas e sujeitas a cortes.

Considerando, então, o envelhecimento populacional e a queda de natalidade, a tendência é de crescimento exponencial das despesas com previdência ao longo dos próximos anos. Rapidamente, em sete anos, os gastos que ocupavam 60% do orçamento passarão a consumir 80% do orçamento. Leia-se: todos os 40% restantes que ficavam com saúde, educação, segurança, e tudo o mais, deverão caber em somente 20% do orçamento. Ou seja, se você é contra os cortes na educação, é bom começar a se mobilizar pela aprovação da reforma da previdência!

O perigo é claro: bastam pouco menos de 15 anos sem reforma para a estrutura de gastos previdenciários engolir por completo o orçamento. Sem reforma, nosso futuro é ter um estado que somente paga aposentadorias e pensões.

E diga-se de passagem: o governo se tornaria uma grande folha de pagamento de aposentadoria, gerando ainda mais desigualdade social. Não nos esqueçamos, pois, que de todos os recursos distribuídos da previdência hoje, 46% do montante fica com os 20% mais ricos da população, enquanto os 20% mais pobres recebem apenas 3% do que é gasto com previdência.

O caminho para quem defende a sustentabilidade do Estado brasileiro, a preservação dos orçamentos da saúde, da educação e da segurança é somente um: reforma da Previdência já!

*André Bolini é formado em administração de empresas na FGV e graduando em direito pela USP. É membro do Partido Novo.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?