A partir desta segunda-feira (1º de abril), a Alemanha passa a permitir o consumo recreativo de maconha. A lei prevê que pessoas acima de 18 anos podem transportar até 25 gramas de cannabis em vias públicas. Além disso, os moradores da Alemanha podem ter três plantas da espécie por adulto em casa.
Mesmo com resistência do grupo de conservadores e associações médicas do país, a Alemanha se une a países como Malta e Luxemburgo, que já aprovaram o uso da maconha anteriormente.
Segundo o governo do chanceler social-democrata Olaf Scholz, a legalização deve ajudar a conter o crescimento do tráfico de maconha na Alemanha. No entanto, para o ministro da Saúde, o médico Karl Lauterbach, a substância pode ser perigosa para os jovens. Nesse sentido, o governo fará uma campanha sobre os riscos do consumo e proibirá a venda para menores de 18 anos. Da mesma forma, haverá proibição de consumo a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.
O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, que é médico, alertou que o consumo da substância pode ser “perigoso”, especialmente para os jovens.
O governo prometeu uma campanha sobre os riscos do consumo, destacando que a maconha continua proibida para os menores de 18 anos e que o consumo é proibido a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.