fbpx

Por que a filosofia é fundamental?

Compartilhe

Por Maria Clara Martins Rodrigues*

A filosofia construiu o mundo. Considerada a mãe das ciências, de onde todas partiram, ela elaborou conceitos, conhecimentos e métodos que impulsionaram o desenvolvimento da matemática, das ciências biológicas, sociais, das artes, da física… Por isso é tão fundamental para o avanço humano e para a compreensão do mundo em que vivemos.

Hoje em dia tem-se uma ideia de que os filósofos são os que “viajam na maionese”, não fazem nada útil e se debruçam sobre questões irrelevantes. Mas ainda hoje existem bons filósofos, e precisamos cada vez mais deles, inclusive se não concordamos com aquilo que eles pensam.

Precisamos deles porque são seres que refletem com calma e profundamente antes de formarem opinião, buscam conhecimento, diferentes pontos de vista, e elaboram conceitos, teorias e reflexões que explicam o mundo. Precisamos porque eles ampliam nossa perspectiva, nos ensinam a discordar intelectualmente com argumentos, não com xingamentos e deboches, como estamos acostumados a ver em nosso tempo.

O que aprendemos na filosofia é que aquilo que pensamos, provavelmente já foi pensado, e muito melhor, pelos que vieram antes de nós. Então para conseguirmos nos destacar, precisaremos partir de onde eles pararam. Mas o filósofo deve ser autêntico. Mesmo influenciado por outros pensadores, ele deve pensar por si mesmo. Esse é o desafio dos nossos tempos, onde todos pensam igual, pois não suportam a dor de serem indivíduos diferentes.

Com a marginalização da filosofia, temos hoje uma sociedade mais medíocre, facilmente manipulável, que lida com perguntas que a filosofia responde, e tolera uma vida sem as perguntas que a filosofia propõe. Vivem vidas superficiais, com problemas que seriam facilmente evitados pela sabedoria.

Por exemplo, ao exercitar a atenção plena num livro, coisa que a filosofia exige, podemos evitar o estresse e a ansiedade, já que isso nos ajuda a estarmos presentes no momento presente, facilitando que sejamos mais saudáveis e felizes.

Ao estudarmos a ética, que é o estudo da moral, podemos encontrar maneiras de lidar com as situações cotidianas de forma mais justa, calculando que nossas atitudes levem em conta a dignidade das pessoas, e assim estabeleça uma convivência melhor para todos.

A filosofia, por estudar o ser humano, também contribui para o autoconhecimento, nos ajudando a entender nossas emoções, pensamentos e comportamentos, nos tornando capazes de identificar padrões negativos e maneiras de mudá-los.

A filosofia também nos ajuda a praticar o questionamento crítico, que pode nos livrar de mentiras e armadilhas intelectuais, que se mostram prejudiciais quando vistas com honestidade e inteligência.

A filosofia também nos ensina habilidades de diálogo e argumentação, e isso resolve metade de nossos problemas de comunicação, então consequentemente colabora positivamente em nossas relações sociais.

Outro aspecto relevante da filosofia é sua contribuição no campo político, que nos capacita a compreender as bases filosóficas e os princípios que regem a sociedade. A filosofia política nos leva a refletir sobre questões fundamentais para a construção de sociedades mais justas e melhores. Estudar filosofia política pode salvar a humanidade de viver tragédias exponenciais, porque nos torna aptos a identificar aquilo que é bom, e o que é prejudicial.
Em um mundo cada vez mais complexo e cheio de informações, a filosofia nos ajuda a discernir o que é verdadeiro e o que é falso.

A boa filosofia faz cidadãos humildes, dispostos a ouvir, críticos de si mesmos, que estão sempre abertos ao diálogo e à racionalidade.

Em suma, ela desempenha um papel fundamental no mundo contemporâneo, que está cada vez mais complexo. Por isso é essencial que a filosofia seja valorizada e incentivada, para que possamos formar indivíduos conscientes, emancipados intelectualmente e autênticos.

A filosofia não é um curso que te forma numa profissão, mas que ajuda a formar quem você é. E esse foi um dos motivos que me levaram a escolher essa área como minha primeira graduação.

Faz-se ainda mais necessário que os filósofos voltem as ser os que ousam saber além do que é dado, que pensam além de uma única linha de raciocínio, que são estudiosos daquilo que vão criticar, e que se destacam na sua sociedade justamente por serem diferentes dela.

*Maria Clara Martins Rodrigues tem 19 anos, estuda filosofia na Universidade de Brasília, é cristã, antifeminismo, conservadora e liberal

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?