O governador Cláudio Castro sancionou e fez publicar na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial uma lei que afeta diretamente a atuação estatal no Rio de Janeiro. Ela passa a exigir a apresentação de provas para sanções administrativas, como multas de trânsito ou da vigilância sanitária.
A Lei 9681/2022 é resultado do projeto de lei 5299/2022, uma iniciativa dos deputados estaduais Alexandre Freitas (Podemos-RJ) e Dionísio Lins (PP-RJ). A norma determina que a simples declaração de um agente público não é requisito suficiente de admissibilidade para um processo de sanção administrativa.
A partir da aprovação da lei, passa a ser necessária a apresentação da prova da declaração quando o procedimento for instaurado. Sem essa apresentação, os cidadãos cariocas não poderão ser condenados em nenhum processo desse tipo.
“Com a sanção da Lei, o estado do Rio entra na vanguarda na limitação do poder de sanção do estado, sendo a primeira vez que uma Casa Legislativa deixa tão clara a matéria”, celebrou o deputado Alexandre Freitas, ressaltando que a lei é uma vitória do indivíduo.
“Essa lei dará maior segurança jurídica para o cidadão do estado do Rio e vai garantir um processo administrativo minimamente justo, que respeita o contraditório e reconhece a superioridade de força opressiva do Estado sobre o indivíduo”, ele argumentou.
Entre em nossos grupos do WhatsApp para continuar tendo acesso às nossas notícias, incluindo um balanço semanal do principal que foi publicado. É gratuito. Clique aqui.
Aproveitamos para te convidar a assistir abaixo a nossa última transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube tendo como tema petróleo, polêmicas e soluções:
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.