O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto nesta sexta-feira (29) estabelecendo um novo corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida valerá a partir do dia 1º de maio.
Embora sem especificar os produtos beneficiados, a presidência da República afirmou que o corte atingirá “a maioria dos produtos”, de acordo com o publicado pelo site UOL. [1]
“A presente medida objetiva estimular a economia, afetada pela pandemia […], com a finalidade de assegurar os níveis de atividade econômica e o emprego dos trabalhadores”, destacou o decreto.
De acordo com o divulgado pela “Folha de S. Paulo”, contudo, embora contemple produtos da linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar, o novo decreto não incluirá a redução de impostos para aparelhos de celular, televisores, microondas e ar condicionado, que continuarão com o corte de 25%. [2]
A decisão teria se dado para evitar novos desgastes com parlamentares do Amazonas, que temem pela perda de competividade da Zona Franca de Manaus.