No tabuleiro das eleições de 2022, uma das incógnitas é sobre como o PSDB se posicionará na candidatura ao Planalto. De acordo com a consultoria Eurasia, uma das principais empresas especializadas em risco político no mundo, o partido já tem, contudo, um favorito nas prévias, que deve ocorrer em novembro.
Levando em consideração, entre outros aspectos, os posicionamentos e a influência dos diretórios que já sinalizaram apoio, o levantamento afirma que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve ser o preferido dos tucanos. [1]
“Enquanto Doria pode angariar a maioria dos votos em São Paulo, um número crescente de membros do partido acha que Leite está melhor posicionado para concorrer contra o presidente Jair Bolsonaro no ano que vem”, avaliou o relatório da consultoria, de acordo com o divulgado pelo site “O Antagonista”.
A Eurasia projeta ainda que Leite deve ter a aprovação de 20 estados, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará e Bahia, informa a “Exame”.
A principal vantagem de Eduardo Leite frente a João Doria nas pesquisas de intenção eleitoral, por sua vez, diz respeito ao índice de rejeição. O gaúcho é considerado menos rejeitado do que o governador paulista. [2]
A Eurasia, por fim, projetou também uma perspectiva sobre as chances de um candidato da terceira via conseguir um espaço no segundo turno (tirando Lula ou Bolsonaro).
O levantamento estima que são 20% as possibilidades disso ocorrer, podendo esse cenário tornar-se mais favorável em caso de aumento da crise econômica, o que poderia prejudicar o desempenho do atual presidente.