fbpx

Fusão de dois partidos pode criar maior agremiação partidária do Brasil

PSL e DEM, que já estavam em conversa, podem estar prestes a anunciar fusão e formar maior partido do Brasil, segundo site
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Compartilhe

A especulação de uma possível fusão entre o DEM e o PSL pode não estar tão longe de se realizar. A informação veio do site “O Antagonista” nesta segunda-feira (6), que trouxe mais detalhes sobre a negociação. [1]

Segundo a apuração do veículo, um possível anúncio oficial, feito por meio de coletiva de imprensa, pode sair ainda em setembro. E, caso isso se confirme, Luciano Bivar e ACM Neto deverão ser, respectivamente, presidente e secretário-geral da sigla.

PSL e DEM, juntos, formariam o maior partido do Brasil. Com a fusão e com a chegada de mais parlamentares, seria esperada a construção de uma bancada própria composta de 90 a 100 deputados.

Atualmente, o PT e PSL lideram a quantidade de deputados na Câmara, cada um com 53. O DEM, por sua vez, possui 28. [2]

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Consequentemente, a nova legenda também teria o maior poder financeiro entre as instituições partidárias. Dependendo das circunstâncias, diz “O Antagonista”, o montante poderia ultrapassar o bilhão de reais entre fundão eleitoral e fundo partidário.

Ainda segundo o site “O Antagonista”, o partido, uma vez confirmado, deve adotar uma linha liberal no campo econômico e com ênfase na defesa da democracia. Nesse contexto, haveria o consenso que um apoio a Jair Bolsonaro em 2022 seria improvável.

Apesar do desconforto causado pela saída de Bolsonaro do PSL, até então havia a possibilidade de que o partido de Luciano Bivar pudesse aceitar, novamente, compor com o presidente uma chapa em 2022. Essa proximidade levou, em junho, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP) a pedir à Justiça para deixar o partido.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?