
O professor Christian Lohbauer, que foi candidato à vice-presidência na chapa do Partido Novo em 2018, se manifestou nesta sexta-feira (25) sobre o caso dos questionamentos ao candidato a prefeito de São Paulo, Filipe Sabará. Lohbauer fez severas críticas ao comportamento da própria sigla diante da questão.
Desde o começo de seu comentário através das redes sociais, o professor contestou a postura de alardear o assunto em público. Para ele, o Comitê de Ética fez alegações “muito fracas” sobre a imagem de Sabará, incluindo gestos como elogios a Paulo Maluf ou ao presidente Jair Bolsonaro como parte da denúncia. “É tudo subjetividade que não deveria levar a nenhum tipo de processo contra ninguém no partido”, sustentou.
Sabará também teve sua declaração de patrimônio questionada. Lohbauer concordou em que há necessidade de esclarecimento, mas não acredita que haja problemas. O ponto mais sério seriam as dúvidas sobre a formação acadêmica do candidato. Porém, para Lohbauer, Sabará tem direito a defesa e “a discussão tem que ser técnica”. Apesar do desgaste para o partido, na opinião dele, o caminho é se ater à discussão das provas.
Lohbauer afirmou ainda que o NOVO já é protagonista no cenário nacional e precisa “amadurecer”: “Não é possível que a gente não consiga resolver os problemas do partido conversando antes. Esse modelo de ficar mandando e-mail, de ficar fazendo debate na letra da regra via eletrônica, (…) é para quando o partido não existia. (…) É muito amador o jeito que é feito, a gente cria muitos problemas para nós mesmos. Nós somos uma agremiação política, a gente precisa conversar antes”. Confira o vídeo: