Em videoconferência, presidente do STF faz avaliação sobre artigo 142 da CF
De acordo com o ministro Dias Toffoli, a Constituição de 1988 não concede qualquer Poder Moderador às Forças Armadas no controverso artigo; Câmara dos Deputados já havia emitido parecer nessa linha
- Publicado no dia

O controverso Artigo 142 da Constituição Federal, sustentado por alguns grupos e juristas como uma espécie de previsão constitucional que permitiria às Forças Armadas “à garantia dos poderes constitucionais”, não deve ser interpretado como um Poder Moderador, afirmou nesta terça-feira (9) o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. [1]
Segundo o magistrado, que teria comentado o assunto em videoconferência repercutida por alguns dos principais veículos de imprensa do país, “não há lugar para quarto poder” e “as Forças Armadas sabem muito bem que o artigo 142 não lhes dá [classificação] de Poder Moderador”.
“Tenho certeza de que as Forças Armadas são instituições de Estado, que servem o povo brasileiro, não são instituições de governo”, pontuou.
Na última sexta-feira, como noticiado pelo Boletim da Liberdade, um parecer feito pela Mesa-Diretora da Câmara dos Deputados havia apontado a mesma conclusão.
Após análise do texto constitucional, a Casa considerou que seria uma “fraude” interpretar artigo como direito às Forças Armadas de sobrepor poderes constituídos por representantes eleitos.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.