fbpx

Bolsonaro afirma ter ‘comprovado’ fraude que teria impedido vitória no 1º turno

Presidente prometeu revelar 'brevemente' as supostas provas que conseguiu; no primeiro turno das eleições de 2018, o presidente alcançou 46,03% dos votos, faltando menos de 4% para já ganhar a eleição
Foto: Alan Santos / Presidência da República

Compartilhe

Bolsonaro em Miami (Foto: Alan Santos / Presidência da República)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta segunda-feira (9) nos Estados Unidos que houve fraude no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018. A fala foi feita durante um evento com apoiadores brasileiros em Miami. [1]

Sem apresentar publicamente provas (o que prometeu fazer “brevemente”),  Bolsonaro sustentou que poderia ter sido eleito já no primeiro turno (quando alcançou pouco mais de 46% dos votos válidos).

[wp_ad_camp_1]

“Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno mas, no meu entender, teve fraude. Nós não temos apenas palavra, temos comprovado, brevemente quero mostrar, porque precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos”, disse o presidente, que desde quando era deputado federal defende um sistema que garanta o voto impresso, ainda que ocorra em paralelo à votação eletrônica.

Pauta volta a circular

No Congresso Nacional, voltou a ganhar força a articulação para pressionar pelo aperfeiçoamento do sistema eleitoral e com duras críticas ao modelo de total dependência do voto eletrônico.

Com a repercussão da opinião de especialistas e conservadores, foi lançada na última quarta-feira (3) a Frente Parlamentar pela Contagem Pública dos Votos com a liderança de parlamentares ligados à Aliança pelo Brasil, partido em fundação que tem Bolsonaro como presidente.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?