fbpx

Flávio Rocha: IVA pode prejudicar a formalização da economia

CEO da Riachuelo e fundador do Instituto Brasil 200, empresário Flávio Rocha tem sido uma das vozes mais críticas à possibilidade de reforma tributária com base na criação de um imposto sobre valor agregado
Foto: Reprodução/Brasil 200

Compartilhe

Foto: Reprodução/Brasil 200

O empresário Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e fundador do atual Instituto Brasil 200, de caráter liberal, se manifestou mais uma vez crítico à reforma tributária que tramita no Congresso. A atual comissão mista que busca unificar os textos em discussão no Senado e na Câmara se baseia na criação de um imposto sobre o valor agregado e que recebeu a alcunha de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). [1]

[wp_ad_camp_1]

“Trata-se de um tipo de imposto que não convive com a economia digital. A maior empresa de varejo do Brasil hoje, em valor de mercado, é totalmente imune a um IVA ou ao ICMS, que são os chamados marketplaces, ou seja, os grandes camelódromos digitais, de CPF para CPF. Portanto, a venda não é declarada, não tem nota fiscal. É um mar de informalidade que o IVA não alcança”, destacou o empresário, que lidera uma das maiores varejistas do país.

Rocha considera o IVA como um novo ICMS, “a base tributária mais apodrecida e que não aguenta aumento”.

Ao fim, Rocha destacou que, caso aprovado, o Brasil irá “ver um crescimento explosivo dessa nova forma da informalidade, da clandestinidade, a chamada economia C to C, ou seja, consumidor para consumidor” e que esse cenário pode “levar ao caos e pôr a perder todo esforço de formalização que vinha acontecendo na economia”.

Tanto o empresário quanto o Instituto Brasil 200 defenderam, no passado, a recriação de um imposto sobre movimentações financeiras que teria, inclusive, segundo eles, o potencial de tornar-se único. Apesar disso, a proposta foi criticada no Congresso, em setores da sociedade e já foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

+ Reforma tributária deve ser objeto de discordância entre grupos de viés liberal

+ Deputado do NOVO espera ‘sistema tributário de primeiro mundo’

+ Em artigo, Flávio Rocha critica PEC da reforma tributária que tramita na Câmara

+ Deputado do NOVO faz vídeo comparando propostas diferentes de reforma tributária

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?