fbpx

Vereador do PSOL homenageia Kim Jong-un e jornalista defende regime cubano

Vereador do Rio celebrou o ditador norte-coreano pelos esforços pela reunificação das Coreias e jornalista defendeu Fidel Castro das comparações com Pinochet
Kim Jong-un (Foto: Reprodução/Jovem Pan)

Compartilhe

Kim Jong-un (Foto: Reprodução/Jovem Pan)

Uma tentativa de homenagear o ditador chileno Augusto Pinochet na Alesp, no final do mês passado, provocou grande polêmica. Na última semana, os setores da esquerda decidiram responder e pelo menos dois ditadores comunistas foram objeto de homenagens ou apologias. [1] [2]

Nesta quinta-feira (12), foi repercutida em diversos canais da imprensa uma moção pública de homenagem ao ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa foi do vereador do PSOL, Leonel Brizola Neto, que na verdade já havia apresentado o texto da moção no mês passado.

Na moção, Brizola afirma que Kim merece o tributo “por todo esforço (…) na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial”. Algumas lideranças do PSOL se prontificaram a dizer que não concordam com a homenagem, como a ex-presidenciável Luciana Genro, que disse que na Coreia do Norte “não tem nada de comunismo nos termos pensados por Marx” e que a luta do partido é “por socialismo e liberdade”.

O falecido ditador de Cuba, Fidel Castro, também foi objeto de defesa na última segunda-feira (9) em artigo do jornalista Breno Altman, publicado na Folha de S. Paulo. Ele alegou que os que comparam a tentativa de homenagear Pinochet com as homenagens da esquerda a ditadores como Castro estão errados, porque o líder cubano “assentou sua liderança sobre gigantesca rede de participação popular, com instituições sólidas e eleições frequentes” e desafiou o “bezerro de ouro da democracia liberal”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?