fbpx

Governo estuda PEC para deixar gastos públicos mais flexíveis, diz jornal

Segundo publicação de 'O Globo', estariam sendo consideradas ideias que, por exemplo, acabam com piso obrigatório para saúde e educação, a até mesmo possibilidade de redução de salários e demissão de servidores
Paulo Guedes na Comissão Especial (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhe

Paulo Guedes na Comissão Especial (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Aprovada a reforma da Previdência, um amplo conjunto de medidas tem sido estudado no intuito de acelerar o crescimento econômico e melhorar a administração pública. Segundo o jornal O Globo, até mesmo propostas para deixar os orçamentos estaduais e municipais mais flexíveis estariam sendo consideradas. [1]

Crítico da rigidez do orçamento público, Paulo Guedes estaria cogitando uma PEC para cortar os percentuais de investimento mínimo em áreas como saúde e educação para estados e municípios.

[wp_ad_camp_1]

De acordo com a publicação, o ministro tem destacado em reuniões que “não faria sentido haver os mesmos percentuais de gastos em todo país” e que a definição do orçamento pode, e deve, ficar a cargo das pontas da administração pública.

Outra medida que Guedes também estaria considerando é a possibilidade de estados e municípios declararem “emergência fiscal”. Uma vez aprovado pelo Conselho Fiscal da República, o governo local poderia receber autorização para reduzir salários e até demitir funcionários públicos.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?