Governo se prepara para implementar amplo programa de privatizações
Segundo informação divulgada originalmente pelo jornal ‘O Globo’, as companhias estão sendo divididas entre as que serão vendidas, fechadas e mantidas; EBC não deve ser extinta, mas reduzida de tamanho
- Publicado no dia

O Ministério da Economia está preparando um amplo programa de desestatização que deve começar a ser executado tão logo a reforma da Previdência seja aprovada. Segundo a jornalista Bela Megale, de O Globo, a medida envolve a separação das estatais em três grupos. [1]
As mais de 130 empresas de propriedade do governo estão sendo divididas entre as que serão mantidas, fechadas ou vendidas. Somando todas, haveria hoje um prejuízo à União de cerca de R$ 20 bilhões anuais. A ideia é, no mínimo, zerar esse déficit.
A Empresa Brasil de Comunicação, controladora da TV Brasil, não estaria na lista das privatizadas, mas poderia sofrer amplos cortes. Eletrobrás e Correios, por sua vez, devem estar entre as que serão vendidas.
Desde o início do ano, Guedes e a equipe de desestatização têm sustentado ainda que, mesmo em caso de companhias que não venham a ser privatizadas (caso, por exemplo, da Petrobrás, Caixa e Banco do Brasil, cujas permanências como estatais já foram defendidas por Bolsonaro), será possível enxugá-las por meio da venda de subsidiárias ou de ações que possuam em outras empresas.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.