fbpx

Organizações programam ações de conscientização sobre altos impostos

Confederação Nacional dos Jovens Empresários organizou 'Feirão do Imposto' em postos de combustíveis em mais de 17 cidades pelo país; no Rio de Janeiro, com o apoio da Rede Liberdade, haverá 'Chopp sem Imposto'
Evento do Feirão do Imposto em Maringá, em 2019 (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Evento do Feirão do Imposto em Maringá, em 2019 (Foto: Divulgação)

Organizações empresariais e liberais organizam entre maio e junho ações de conscientização sobre os altos impostos no país. Em geral, os projetos envolvem subsídios a preços de produtos durante algum tempo, atraindo a atenção do consumidor final sobre o impacto dos tributos no custo de vida.

A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), por exemplo, organizou no último sábado (25) seu “Feirão do Imposto”. Em parceria com entidades regionais, postos de combustível venderam gasolina a preço mais barato. O projeto já ocorre há 17 anos e costuma atrair filas de motoristas interessados em abastecer com preços mais baratos.

“Nosso intuito é criar uma conscientização da população em geral sobre o tamanho da carga tributária e a necessidade da reforma tributária. Isso é feito através de ações no comércio, ações educacionais e de rua”, diz a assessoria de imprensa da organização.

Leia também:  Juventude NOVO e parceiros promovem o primeiro Chopp Sem Imposto em São José (SC)

No Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (4), será a vez de se juntarem entidades como o Instituto Liberal, fundado em 1983, o movimento Livres, o Students for Liberty Brasil, além de outras entidades em destaque na cidade, como o Clube Liberal Isabel Paterson, formado por alunos da PUC-Rio.

Com o apoio da Rede Liberdade, que apoiará eventos similares em outras regiões, as organizações realizarão o evento “Chopp sem Imposto” em um bar localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

[wp_ad_camp_1]

“O objetivo do evento é conscientizar o público sobre a alta carga tributária brasileira de uma forma descontraída e informal. Queremos causar essa reflexão”, ponderou ao Boletim da Liberdade a ativista Cecilia Lopes, diretora do Clube Liberal Isabel Paterson e uma das organizadoras do encontro.

Leia também:  Juventude NOVO e parceiros promovem o primeiro Chopp Sem Imposto em São José (SC)

Segundo ela, o Brasil “é um país que tem uma carga tributária muita alta, comparável aos países nórdicos, apesar de um nível de renda muito menor”.

“[Essa carga tributária] é totalmente descabida com a nossa realidade e ainda temos gastos do governo em uma magnitude absurda. Há até cobranças absurdas em remédio, comida, uma taxação de consumo que atinge principalmente a população mais pobre. A organização do evento avalia que a alta carga tributária é inaceitável e precisa ser refletida”, afirmou.

Em São Paulo, organizações como o Instituto de Formação de Líderes e o Instituto Mises Brasil também não devem ficar de fora. Está prevista a “Semana Sem Imposto” na capital paulista, que contará com diversas ações localizadas de organizações de viés liberal.

Leia também:  Juventude NOVO e parceiros promovem o primeiro Chopp Sem Imposto em São José (SC)

Reforma Tributária

Na Câmara dos Deputados, já está em discussão um primeiro projeto de reforma tributária. Na proposta, está a extinção de diversos impostos, como o IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS, para dar lugar ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que seria cobrado apenas no fim da cadeia produtiva.

Outra discussão que já surgiu no debate público também é a recriação de um imposto sobre movimentação financeira para substituir diversos outros tributos existentes. Já defendida pelo hoje ministro Paulo Guedes e por seu secretário de Receita, Marcos Cintra, o projeto – porém – enfrentou críticas do presidente Jair Bolsonaro. Em 2017, a carga tributária no país alcançou 32% do PIB.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?