fbpx

Livres repudia declaração de Bolsonaro sobre democracia e militares

Presidente da República disse em encontro com militares que a democracia e a liberdade somente persistem se as Forças Armadas "assim o quiserem"
Bolsonaro em visita ao Gabinete de Segurança Institucional em janeiro (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Compartilhe

Bolsonaro em visita ao Gabinete de Segurança Institucional em janeiro (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Uma declaração polêmica do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (7), em discurso realizado durante a cerimônia dos 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais no Rio de Janeiro, gerou reação do movimento suprapartidário Livres. O movimento manifestou seu repúdio ao comentário do presidente. [1] [2]

Bolsonaro disse que a democracia e a liberdade só existem enquanto as Forças Armadas “assim o quiserem”. No mesmo discurso, o presidente declarou que sua missão é governar ao lado “das pessoas de bem”, “que respeitam a família”, “amam a pátria” e “querem aproximação com países que tem ideologias semelhantes à nossa, daqueles que amam a democracia e a liberdade”.

Para o Livres, a declaração “evidencia uma completa inversão de valores por parte do presidente. As Forças Armadas devem sempre estar subordinadas aos princípios de liberdade e democracia. O contrário é sintoma de despotismo e tirania, caminho para violação dos direitos humanos fundamentais”. Para eles, a fala deve ser repudiada em coerência com os princípios “de liberdade por inteiro” que defendem.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

[wp_ad_camp_1]

Em defesa de Bolsonaro

O vice-presidente, Hamilton Mourão, se manifestou em defesa do comentário de Bolsonaro. “Ele está sendo mal interpretado. O presidente falou que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. É o que acontece na Venezuela. Lá, infelizmente as Forças Armadas venezuelanas rasgaram isso aí”, disse Mourão a jornalistas.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?