Toffoli toma decisão após Kim Kataguiri pedir voto aberto na Câmara
Deputado federal eleito pelo DEM/SP, Kim Kataguiri é um dos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados e ingressou com pedido no STF para que a votação fosse aberta
- Publicado no dia

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, decidiu rejeitar nesta quarta-feira (9) o pedido do deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM/SP) para que a eleição para a mesa diretora da Câmara fosse aberta.
Com a decisão, os deputados federais poderão votar em anonimato e estarão menos suscetíveis à pressão popular pelas suas escolhas.
Toffoli justificou sua decisão pela independência dos poderes e porque se trata de um “ato de condução interna dos trabalhos” da Câmara.
No Senado, contudo, o ministro Marco Aurélio Mello, em liminar, havia decidido que a eleição fosse aberta. Toffoli, contudo, deve rever a decisão de seu colega e decidir no mesmo sentido deliberado na eleição para a presidência da Câmara.
Se você acompanha e aprecia o trabalho jornalístico do Boletim da Liberdade, e valoriza a importância de existir um veículo profissional com viés liberal, pedimos que:
➡ Considere fazer uma assinatura solidária ao Boletim. Com uma contribuição mensal, você ajuda que o site continue no ar e possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.
➡ Siga nossas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), inscreva-se em nossa newsletter gratuita semanal e entre em nosso grupo do WhatsApp para recebimento de conteúdos. Curta nossas publicações, compartilhe-as para seus amigos e fale do site para conhecidos e familiares liberais. Toda ajuda faz diferença.