fbpx

Facilitação da posse de armas pode ser uma das primeiras medidas de Bolsonaro

Novo governo deve executar pelo menos 22 medidas de impacto nos primeiros 100 dias de gestão, de acordo com apuração do jornal 'Folha de S. Paulo'; facilitação da posse por decreto deve ser uma delas
(Foto: Reprodução / Veja)
Foto: Shutterstock

O presidente eleito Jair Bolsonaro e o futuro Ministro da Justiça, Sergio Moro, estudam editar um decreto que facilite a posse de armas de fogo já nos primeiros 100 dias de governo, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, a ideia tratou-se de uma sugestão de Moro. Vindo por meio de decreto, o projeto não precisaria passar pelo desgaste de uma longa e demorada discussão no Congresso Nacional.

[wp_ad_camp_1]

Ao todo, o governo Bolsonaro espera ter 22 grandes medidas anunciadas nos primeiros 100 dias de governo, considerado geralmente o período mais favorável do executivo.

Ampliar a facilitação ao acesso do porte de armas de fogo em casa ou no escritório foi uma das principais promessas de campanha do presidente eleito. O porte de armas, contudo, que é a autorização de se levá-la para a rua, ainda é polêmico e há membros do governo que defendam “manter dificultado”.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

Na prática, o principal avanço que poderia existir na facilitação da posse de armas de fogo é o fim da necessidade de se declarar “efetiva necessidade” e, consequentemente, passar pela autorização discricionária da Polícia Federal acerca da justificativa.

Possuir uma arma de fogo seria encarado, portanto, como um direito individual – cujas regras visariam apenas excluir os definitivamente incapazes ou perigosos.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?