fbpx

‘Chegou a vez de o Brasil ter os seus Chicago Boys’, afirma Eduardo Bolsonaro

Deputado federal pelo PSL de São Paulo e filho do presidente eleito, Eduardo está em visita ao Chile e deixa claro que maior inspiração do governo Bolsonaro será justamente o Chile, primeiro destino oficial do pai

Compartilhe

Eduardo Bolsonaro (à esquerda) jantou com o economista José Piñera, um dos Chicago Boys que mudaram a história econômica do Chile (Foto: Reprodução/Facebook)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) embarcou nessa semana para uma viagem rumo ao Chile. No roteiro, visita a economistas e autoridades do país vizinho e, nas redes sociais, declarações que tornam claro que é lá onde se bebe inspiração para o futuro governo Jair Bolsonaro, sobretudo na área econômica [1]

Em almoço com o economista José Piñera, ex-ministro da época do governo Pinochet e considerado um dos mais famosos ‘Chicago Boys’ do país, afirmou:

“[Foi um] homem que com 29 anos de idade fez as reformas que colocaram o então miserável Chile nos trilhos e foram a base para que hoje tenha uma renda per capita de 25.000 dólares e tenha reduzido a pobreza em mais de 50%. Um dia o Brasil chega lá.”

Nas redes sociais, Eduardo afirmou ainda que “chegou a vez de o Brasil ter os seus ‘Chicago Boys’ comandando a economia”:

“O Brasil é tão abençoado que em determinadas áreas nem precisa desenvolver ou criar uma nova política, com risco de acertar ou falhar, basta copiar as que já dão certo no exterior”, opinou. [2]

[wp_ad_camp_1]

Desenvolvimento chileno

Paulo Guedes, o futuro Ministro da Economia que se inspira no Chile para mudar o Brasil (Foto: Reprodução/Folha)

O desenvolvimento propiciado por uma série de medidas econômicas iniciadas ainda na década de 1970 com economistas ligados à Escola de Chicago, corrente de pensamento de viés liberal, é clara inspiração para o time liderado por Paulo Guedes.

O futuro Ministro da Economia escalou para altos postos de sua pasta um grupo de profissionais pós-graduados na Universidade de Chicago, cuja maior referência é o liberal Milton Friedman, Nobel em Economia de 1976. Dentre eles, destacam-se os futuros presidentes da Petrobrás, BNDES, Banco do Brasil, sem contar o próprio Guedes, doutor pela instituição.

Primeira viagem

Prova da clara inspiração no modelo chileno, a primeira viagem internacional que o presidente eleito Jair Bolsonaro deve fazer depois de empossado é rumo ao país vizinho. [3][4]

Para Onyx Lorenzoni, futuro Ministro da Casa Civil e líder da transição, o Chile “é a grande referência latino-americana”.

“Ali  [foi onde o que se fez] deu certo na latino-américa nos últimos 20 anos. Aumentou renda da sua população, tem boa educação, gera tecnologia, comercializa com o mundo todo”, declarou logo após o resultado de segundo turno.

Leia também:  Programa de Paulo Guedes é 'de fato liberal', diz professor de Escola Austríaca

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?