fbpx

Advogado ligado ao MBL pedirá o impeachment de Luiz Fux, do STF

Rubinho Nunes, coordenador do Movimento Brasil Livre, chamou Fux de "lobista" e afirmou que ele agiu com "prevaricação" para "chantagear" Michel Temer a conceder aumento salarial
Rubinho Nunes é advogado e coordenador do MBL (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhe

Rubinho Nunes é advogado e coordenador do MBL (Foto: Reprodução/YouTube)

O advogado e militante Rubinho Nunes, coordenador do Movimento Brasil Livre, prometeu protocolar nesta quarta-feira (28) um pedido de impeachment do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. [1]

A motivação do pedido é uma suposta negociação que o magistrado teria feito com o presidente Temer. De um lado, Temer sancionaria o projeto de reajuste salarial (de R$ 33 mil para R$ 39 mil) e, de outro, Fux revogaria em seguida o auxílio moradia para altos cargos do judiciário.

Segundo nota divulgada pelo MBL, tratou-se de uma “chantagem” que “não cabe nos valores de uma República”. [2]

[wp_ad_camp_1]

Em vídeo publicado no YouTube, Rubinho chama Fux de “lobista”. “Fica claro que Fux não cumpriu com o decoro, nem teve conduta honrada que é dada ao cargo de ministro do STF. Mais do que isso: Fux agiu com prevaricação, haja vista que retardou o julgamento daquele processo [do auxílio-moradia] por mais de quatro anos para agora chantagear Temer, julgando de forma conveniente”, disse o advogado, que considera o auxílio moradia irregular.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

Impeachment de ministro

Assim como um presidente da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal podem sofrer um processo de impeachment no Senado Federal e, eventualmente, serem condenados a perderem o cargo por crimes de responsabilidade.

Entre os crimes de responsabilidade previstos, está a “conduta incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”, exercer “atividade político-partidária” ou ser “patentemente disidioso no cumprimento dos deveres do cargo”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?