fbpx

Advogado ligado ao MBL pedirá o impeachment de Luiz Fux, do STF

Rubinho Nunes, coordenador do Movimento Brasil Livre, chamou Fux de "lobista" e afirmou que ele agiu com "prevaricação" para "chantagear" Michel Temer a conceder aumento salarial
Rubinho Nunes é advogado e coordenador do MBL (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhe

Rubinho Nunes é advogado e coordenador do MBL (Foto: Reprodução/YouTube)

O advogado e militante Rubinho Nunes, coordenador do Movimento Brasil Livre, prometeu protocolar nesta quarta-feira (28) um pedido de impeachment do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. [1]

A motivação do pedido é uma suposta negociação que o magistrado teria feito com o presidente Temer. De um lado, Temer sancionaria o projeto de reajuste salarial (de R$ 33 mil para R$ 39 mil) e, de outro, Fux revogaria em seguida o auxílio moradia para altos cargos do judiciário.

Segundo nota divulgada pelo MBL, tratou-se de uma “chantagem” que “não cabe nos valores de uma República”. [2]

[wp_ad_camp_1]

Em vídeo publicado no YouTube, Rubinho chama Fux de “lobista”. “Fica claro que Fux não cumpriu com o decoro, nem teve conduta honrada que é dada ao cargo de ministro do STF. Mais do que isso: Fux agiu com prevaricação, haja vista que retardou o julgamento daquele processo [do auxílio-moradia] por mais de quatro anos para agora chantagear Temer, julgando de forma conveniente”, disse o advogado, que considera o auxílio moradia irregular.

Leia também:  Moraes manda soltar morador de rua que passou mais de um ano preso após 8/1 

Impeachment de ministro

Assim como um presidente da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal podem sofrer um processo de impeachment no Senado Federal e, eventualmente, serem condenados a perderem o cargo por crimes de responsabilidade.

Entre os crimes de responsabilidade previstos, está a “conduta incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções”, exercer “atividade político-partidária” ou ser “patentemente disidioso no cumprimento dos deveres do cargo”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?