fbpx

Frente anticorrupção pode unir deputados de direita e esquerda

A ideia conta com o apoio tanto de lideranças como Randolfe Rodrigues, da Rede, quanto de Vinicius Poit, do NOVO; frente não inclui petistas
Vinicius Poit, do NOVO, integra a Frente (Foto: Reprodução / Youtube)

Compartilhe

Vinicius Poit, do NOVO, integra a Frente (Foto: Reprodução / Youtube)

Referência no combate à corrupção no Brasil, o ex-juiz Sérgio Moro não foi escolhido por acaso pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para o Ministério da Justiça. Mesmo que por não quererem que o governo monopolize os dividendos eleitorais das suas medidas, o fato é que diferentes deputados, da direita à esquerda, estão se mobilizando para uma frente parlamentar anticorrupção. [1]

O objetivo declarado, divulgado em matéria da Folha desta sexta-feira (16), é dar sustentação aos projetos concebidos por Moro. A iniciativa é liderada, entre outros, por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Vinicius Poit (NOVO-RJ), e prometeu convidar Moro e o procurador Deltan Dallagnol, ativista pelo endurecimento na investigação e punição de crimes de corrupção, para sua primeira reunião no próximo mês.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

[wp_ad_camp_1]

Randolfe, por exemplo, que já foi do PSOL, disse que é oposição a Bolsonaro, mas as medidas da Transparência Internacional transformadas por Moro em seu programa têm seu apoio e ultrapassam as divisões partidárias. O pacote contém 70 propostas levantadas porque a entidade via ilegalidades nas dez medidas contra a corrupção que tiveram a relatoria de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) no Congresso.

Randolfe defendeu que medidas como a escolha do futuro procurador-geral da República por meio de lista tríplice, algo que incomodaria Bolsonaro, também devem ser pautadas. O representante do NOVO, Vinicius Poit, comentou: “Não vai ser fácil aprovar as medidas porque o Congresso continua viciado na prática do toma-lá-dá-cá e os parlamentares não estão interessados em cortar privilégios”. A matéria também dá conta de que os representantes da Frente não contam com o apoio da bancada petista para o esforço conjunto.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?