fbpx

Analista político do PSL explica diferenças entre ‘globalismo’ e globalização

Bacharel em Relações Internacionais, Filipe G. Martins foi apontado como um dos principais articuladores que levaram o embaixador Ernesto Araújo, ideologicamente conservador, para comandar o Itamaraty
(Foto: Reprodução/Visamos)

Compartilhe

(Foto: Reprodução/Visamos)

O analista político Filipe G. Martins, secretário de assuntos internacionais do PSL e considerado uma das personalidades que influenciaram a escolha do embaixador Ernesto Araújo para comandar o Itamaraty, publicou um artigo nesta sexta-feira (16) onde explica as diferenças entre globalismo e globalização. [1][2]

No texto, intitulado de “A nova vergonha da mídia: confundir globalismo com globalização”, Martins observa que globalismo é uma “ideologia que preconiza a construção de um aparato burocrático – de alcance global, centralizador e pouco transparente – capaz de controlar, gerir e guiar os fluxos espontâneos da globalização de acordo com certos projetos de poder”.

Em última instância, o globalismo ainda buscaria “promover a transferência do eixo de poder das nações para um corpo difuso de burocratas cosmopolitas e apátridas, que não respondem às comunidades nacionais”.

[wp_ad_camp_1]

Já a globalização, para o analista político, seria o “fluxo global e espontâneo dos agentes econômicos” e “não necessita da interferência de burocratas” e “funciona melhor na ausência de interferências”.

O artigo, explica Martins, é importante pois “os jornalistas e comentaristas políticos da grande mídia voltaram a protagonizar um espetáculo da ignorância e incultura ao tentar analisar as credenciais ‘anti-globalistas’ do futuro ministro”.

“Confundindo globalismo com globalização, fingiram enxergar — ou tentaram fabricar — um suposto antagonismo entre Ernesto e Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia”, escreveu.

Leia o artigo na íntegra no site Senso Incomum clicando aqui.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?