fbpx

Donald Trump avalia abrir investigações contra Google e Facebook

De acordo com a imprensa local, o presidente está pensando em investigar a questão, que também preocupa influenciadores e ativistas brasileiros

Compartilhe

(Foto: Andrew Harrer/Bloomberg

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando tomar uma atitude que promete impactar as discussões sobre o viés ideológico das redes sociais. Conforme a imprensa americana informou neste sábado (22), ele pretende abrir uma grande ação contra gigantes do ramo, como Google e Facebook. [1]

A pretensão seria emitir uma ordem executiva para investigações federais antimonopólio e criminais contra essas redes. A ideia aparece depois que Trump, no último mês, torpedeou as grandes companhias da área por uma alegada manipulação dos resultados de pesquisas em seções de busca. Para ele, por exemplo, pesquisar no Google por notícias referentes ao seu nome levaria a histórias majoritariamente negativas a seu respeito.

[wp_ad_camp_1]

“Departamentos e agências do Executivo com autoridades que poderiam ser usadas para melhorar a competência entre as plataformas on-line deverão usar essas autoridades para promover a concorrência e assegurar que nenhuma plataforma on-line exerça seu poder no mercado de maneira que prejudique os consumidores, incluindo exercendo um viés”, diz um rascunho da ordem que circulou pelos jornais, que não tem seu teor confirmado oficialmente.

O tema já alcança os brasileiros. A questão veio à tona, por exemplo, diante dos episódios envolvendo a exclusão de páginas ligadas ao Movimento Brasil Livre. Muitos influenciadores locais, assim como Trump, receiam que haja uma postura tendenciosa na gestão dessas redes.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?