
Você se lembra do pacote de dez medidas contra a corrupção apresentado em 2016 ao Congresso pela equipe da Operação Lava Jato? Ele foi modificado em uma votação em novembro daquele ano e desde então não obteve mais nenhum avanço. O procurador Deltan Dallagnol anunciou neste sábado (19) que decidiu propor um novo pacote. [1]
Desenvolvido em conjunto com a Transparência Internacional e a fundação Getúlio Vargas, o novo pacote deverá ser também submetido à população para ser convertido em projeto de lei, com mais de 70 propostas concebidas para atuar em 12 frentes diferentes.
Ao menos uma delas é também do interesse particular dos liberais econômicos: a desburocratização. Para Dallagnol, é algo “bom ao ambiente empresarial e ao combate à corrupção porque na burocracia se criam dificuldades para vender facilidades”. O projeto incluirá ainda “a criminalização do enriquecimento ilícito dos funcionários públicos, acabando com a aposentadoria remunerada ao magistrado que se envolve com corrupção”, além da alteração nas nomeações dos ministros do STF e dos Tribunais de Contas.
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.