Nesta quarta-feira (11), o portal Catraca Livre, que tem uma quantidade significativa de acessos, afirmou – por duas vezes em uma mesma publicação – que o Boletim da Liberdade era “ligado ao MBL”. A afirmação foi feita sem nenhuma consulta prévia. Por isso, os editores do Boletim da Liberdade vêm à público esclarecer:
1) O Boletim da Liberdade não tem nenhuma parceria, tampouco subordinação, com o Movimento Brasil Livre. Os editores do Boletim da Liberdade também não integram, nem já integraram, as fileiras do MBL. Se tivéssemos alguma relação desse gênero, o que não seria por si só um problema, uma relação ilegal ou imoral, falaríamos claramente e não esconderíamos. Do mesmo modo, os editores também optaram por não se filiar a qualquer partido político, a fim de evitar dúvidas quanto à isenção.
2) O que une o Boletim da Liberdade ao Movimento Brasil Livre são, principalmente, três fatores: em primeiro lugar, o respeito pelas atividades desempenhadas dentro do ecossistema pró-liberdade, em igual tamanho ao que temos a tantas outras entidades – algumas das quais com pensamentos díspares ao do MBL. Em segundo, a comunhão de alguns princípios, como a defesa da liberdade de expressão e da livre-iniciativa. E, em terceiro lugar, a saudável relação jornalística entre profissionais de comunicação e suas fontes.
3) O Boletim da Liberdade tem um pacto com seus leitores: ser um veículo jornalístico que tem como um de seus eixos a cobertura do ecossistema pró-liberdade, especialmente o movimento liberal, tratando com neutralidade todos os lados, subcorrentes e organizações. Nosso conteúdo, por isso, frequentemente é compartilhado por diferentes stakeholders, mas nosso jornalismo sempre foi, é e continuará sendo independente.
4) No início da tarde desta quinta-feira (12), enviamos, respeitosamente, um e-mail ao Catraca Livre esclarecendo a independência do Boletim da Liberdade e solicitando a correção da informação. Ao afirmar que este site era “ligado ao MBL”, sem nos consultar, apurar, tampouco sem especificar essa “ligação”, o Catraca Livre, infelizmente, deu um exemplo de mau jornalismo, independendo de suas opções ideológicas e editoriais.
[wp_ad_camp_3]