fbpx

Nos EUA, Suprema Corte avalia caso sobre a liberdade de discriminar

O Boletim da Liberdade traz uma enquete a respeito do caso Jack Philipps vs. Casal Mullins, em discussão na Suprema Corte americana; Phillips, confeiteiro, recusou-se a fazer bolo a um casal homossexual
(Foto: Mari Matsuri/AFP )

Compartilhe

(Foto: Mari Matsuri/AFP )

Uma sociedade verdadeiramente livre deve dar aos indivíduos a liberdade de discriminar seus pares? Essa é a discussão central do caso que está dividindo opiniões nos Estados Unidos, onde um confeiteiro negou-se a fazer um bolo a um casal homossexual.

Em 2012, Jack Philipps recusou-se a trabalhar para os noivos Dave Mullins e Charlie Craig, que – bastante aborrecidos – decidiram entrar com uma ação contra ele. A situação, porém, envolve diversos princípios e normas protegidas pela constituição americana, que vão desde a liberdade religiosa, à liberdade de expressão e igualdade de gênero.

[wp_ad_camp_1]

Discussão subsequente do caso é até que ponto a produção de um bolo seria um mero serviço alimentício ou também uma liberdade de expressão do cozinheiro. A advogada do confeiteiro Phillips alega que seus bolos são verdadeiras “esculturas temporárias”. Por outro lado, os noivos garantem que sequer chegaram a pedir um desenho ou uma mensagem escrita.

Leia também:  Oregon volta atrás e criminaliza drogas novamente
Foto: AFP

“Fomos rejeitados pelo que somos, fomos humilhados publicamente pelo o que somos”, declarou um dos noivos à agência de notícias AFP.

Para completar a confusão, militam por ambos os lados em disputa diversas organizações e personalidades. De frente ao prédio da Suprema Corte americana, em Washington, militantes em favor do confeiteiro alegaram que o governo não deveria cumprir o papel de “chefe dos confeiteiros”, em uma alusão ao programa Cake Boss, no Brasil transmitido pela RecordTV. O julgamento do caso deve terminar apenas em 2018.

E você, tem opinião formada? Então vote na enquete abaixo, que ficará no ar até a próxima quinta-feira (14).

[poll id=”12″]

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?